O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393 |
Resumo: | Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz. |
id |
BASR-0_627c6bf6830520ca970cb9fc18e7edc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/393 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectivesEnsino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem.Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/39310.34115/basr.v2i1.393Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 347-356Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 347-3562595-36212595-362110.34115/basr.v2i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393/336Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessKieckow, FlávioFreitas, Denizard Batista deLiesenfeld, Janaina2018-08-24T19:49:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/393Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-08-24T19:49:02Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
title |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives Kieckow, Flávio Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem. |
title_short |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
title_full |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem na engenharia: realidade e perspectivas / Teaching and learning in engineering: reality and perspectives |
author |
Kieckow, Flávio |
author_facet |
Kieckow, Flávio Freitas, Denizard Batista de Liesenfeld, Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Denizard Batista de Liesenfeld, Janaina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kieckow, Flávio Freitas, Denizard Batista de Liesenfeld, Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem. |
topic |
Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa.Ensinagem. |
description |
Os cursos de engenharia são caracterizados pelo grau de dificuldade para a formação dos alunos e por apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar essa realidade? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química, e busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393 10.34115/basr.v2i1.393 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i1.393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/393/336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 1 (2018); 347-356 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 1 (2018); 347-356 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004098916352 |