A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874 |
Resumo: | A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela. |
id |
BASR-0_ba29dbf346e223d5e0a557a4d82e056b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6874 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teachingMúsica na educaçãoÁcidos nucleicosEnsinagem.A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/687410.34115/basrv4n1-017Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 277-288Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 277-2882595-36212595-362110.34115/basr.v4i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874/6061Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gabriel SoaresRohde, Claudia2020-03-01T01:19:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6874Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-03-01T01:19:42Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
title |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
spellingShingle |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching Pereira, Gabriel Soares Música na educação Ácidos nucleicos Ensinagem. |
title_short |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
title_full |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
title_fullStr |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
title_full_unstemmed |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
title_sort |
A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching |
author |
Pereira, Gabriel Soares |
author_facet |
Pereira, Gabriel Soares Rohde, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Rohde, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gabriel Soares Rohde, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música na educação Ácidos nucleicos Ensinagem. |
topic |
Música na educação Ácidos nucleicos Ensinagem. |
description |
A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874 10.34115/basrv4n1-017 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv4n1-017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874/6061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 277-288 Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 277-288 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v4i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006235914240 |