Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Patricia Antonio de Menezes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gil, Hector Alexandre Chaves, Mattasoglio Neto, Octavio, Cekinski, Efraim, Ribeiro, Luciano Gonçalves, Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473
Resumo: Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. 
id BASR-0_6e54c4c991dc17ce3c3cb298b004f7e1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/473
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering coursepblintrodução à engenhariaprimeiro anohabilidades formativas.Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/47310.34115/basr.v2i3.473Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 1015-1027Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 1015-10272595-36212595-362110.34115/basr.v2i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473/409Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Patricia Antonio de MenezesGil, Hector Alexandre ChavesMattasoglio Neto, OctavioCekinski, EfraimRibeiro, Luciano GonçalvesMasaoka, Tatiana Guinoza Matuda2018-09-20T23:33:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/473Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-20T23:33:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
title Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
spellingShingle Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
Freitas, Patricia Antonio de Menezes
pbl
introdução à engenharia
primeiro ano
habilidades formativas.
title_short Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
title_full Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
title_fullStr Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
title_full_unstemmed Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
title_sort Introdução à engenharia como disciplina estruturante do primeiro ano de um curso de engenharia / Introduction to engineering as a structuring subject of the first year of an engineering course
author Freitas, Patricia Antonio de Menezes
author_facet Freitas, Patricia Antonio de Menezes
Gil, Hector Alexandre Chaves
Mattasoglio Neto, Octavio
Cekinski, Efraim
Ribeiro, Luciano Gonçalves
Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda
author_role author
author2 Gil, Hector Alexandre Chaves
Mattasoglio Neto, Octavio
Cekinski, Efraim
Ribeiro, Luciano Gonçalves
Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Patricia Antonio de Menezes
Gil, Hector Alexandre Chaves
Mattasoglio Neto, Octavio
Cekinski, Efraim
Ribeiro, Luciano Gonçalves
Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda
dc.subject.por.fl_str_mv pbl
introdução à engenharia
primeiro ano
habilidades formativas.
topic pbl
introdução à engenharia
primeiro ano
habilidades formativas.
description Este trabalho discute a disciplina Introdução à Engenharia (INTENG), oferecida a todos os alunos ingressantes nos nove cursos de engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN/IMT. Atualmente estruturada na forma de um PBL – Project Based Learning, a disciplina é aquiapresentada desde sua concepção até sua implantação e os primeiros resultados obtidos neste 1º semestre de 2017. No contexto do ciclo básico dos cursos de engenharia, a disciplina INTENG compõe um dos dois eixos de condução da 1ª série, a saber: Profissional e Formativo de Habilidades Específicas, que se completa com o eixo Motivacional e Formativo de Habilidades Transversais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473
10.34115/basr.v2i3.473
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i3.473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/473/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 1015-1027
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 1015-1027
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004502618112