Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso. Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor. A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. |
id |
BASR-0_7d7897ffb5c241f1bc70ed6aab2d2618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/929 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus JoinvilePBLSistemas de transportesEstratégia de ensino.O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso. Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor. A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/92910.34115/basr.v3i2.929Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 918-932Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 918-9322595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929/809Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoepers, Bruna LidvinaZagheni, Elisete Santos da SilvaMartins, Thiago LuizArtin, Andréia de FátimaLima, Elyelton Cesar de SouzaPagani, Edina FernandaSilveira, Giovanni BrighenteTonolli, Michele Seferino2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/929Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
title |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile Hoepers, Bruna Lidvina PBL Sistemas de transportes Estratégia de ensino. |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile |
author |
Hoepers, Bruna Lidvina |
author_facet |
Hoepers, Bruna Lidvina Zagheni, Elisete Santos da Silva Martins, Thiago Luiz Artin, Andréia de Fátima Lima, Elyelton Cesar de Souza Pagani, Edina Fernanda Silveira, Giovanni Brighente Tonolli, Michele Seferino |
author_role |
author |
author2 |
Zagheni, Elisete Santos da Silva Martins, Thiago Luiz Artin, Andréia de Fátima Lima, Elyelton Cesar de Souza Pagani, Edina Fernanda Silveira, Giovanni Brighente Tonolli, Michele Seferino |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoepers, Bruna Lidvina Zagheni, Elisete Santos da Silva Martins, Thiago Luiz Artin, Andréia de Fátima Lima, Elyelton Cesar de Souza Pagani, Edina Fernanda Silveira, Giovanni Brighente Tonolli, Michele Seferino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PBL Sistemas de transportes Estratégia de ensino. |
topic |
PBL Sistemas de transportes Estratégia de ensino. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso. Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor. A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929 10.34115/basr.v3i2.929 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i2.929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929/809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 918-932 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 918-932 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005523931136 |