Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirêdo, Bianca Lima e Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Ivonete Maciel Lima, Silva, Aldi Rui Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701
Resumo: O presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos  do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional.  A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição.
id BASR-0_8d10cb1cef06e4355123010f1e0506bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/701
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learningmetodologias ativasveículobajaaprendizagem baseada em problemasO presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos  do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional.  A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70110.34115/basr.v3i1.701Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 113-120Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 113-1202595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701/596Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueirêdo, Bianca Lima e SantosOliveira, Ivonete Maciel LimaSilva, Aldi Rui Moraes2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/701Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
title Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
spellingShingle Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
Figueirêdo, Bianca Lima e Santos
metodologias ativas
veículo
baja
aprendizagem baseada em problemas
title_short Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
title_full Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
title_fullStr Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
title_full_unstemmed Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
title_sort Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
author Figueirêdo, Bianca Lima e Santos
author_facet Figueirêdo, Bianca Lima e Santos
Oliveira, Ivonete Maciel Lima
Silva, Aldi Rui Moraes
author_role author
author2 Oliveira, Ivonete Maciel Lima
Silva, Aldi Rui Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirêdo, Bianca Lima e Santos
Oliveira, Ivonete Maciel Lima
Silva, Aldi Rui Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
veículo
baja
aprendizagem baseada em problemas
topic metodologias ativas
veículo
baja
aprendizagem baseada em problemas
description O presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos  do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional.  A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701
10.34115/basr.v3i1.701
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701/596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 113-120
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 113-120
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005076189184