Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional. A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição. |
id |
BASR-0_8d10cb1cef06e4355123010f1e0506bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/701 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learningmetodologias ativasveículobajaaprendizagem baseada em problemasO presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional. A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70110.34115/basr.v3i1.701Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 113-120Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 113-1202595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701/596Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueirêdo, Bianca Lima e SantosOliveira, Ivonete Maciel LimaSilva, Aldi Rui Moraes2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/701Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
title |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
spellingShingle |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning Figueirêdo, Bianca Lima e Santos metodologias ativas veículo baja aprendizagem baseada em problemas |
title_short |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
title_full |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
title_fullStr |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
title_sort |
Avaliação do desenvolvimento de projeto Baja sob a luz de PBL - problem-based learning / Evaluation of Baja Project development under using problem-based learning |
author |
Figueirêdo, Bianca Lima e Santos |
author_facet |
Figueirêdo, Bianca Lima e Santos Oliveira, Ivonete Maciel Lima Silva, Aldi Rui Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ivonete Maciel Lima Silva, Aldi Rui Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueirêdo, Bianca Lima e Santos Oliveira, Ivonete Maciel Lima Silva, Aldi Rui Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas veículo baja aprendizagem baseada em problemas |
topic |
metodologias ativas veículo baja aprendizagem baseada em problemas |
description |
O presente trabalho propõe a avaliação da aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto Baja (veículo off-road) desenvolvido por alunos do Grupo Nobre de educação, envolvendo duas IES de Feira de Santana, a Faculdade Nobre e a UNEF. Sob a orientação dos docentes participantes do projeto e do atendimento das regras estabelecidas pela SAE Brasil, o objetivo do projeto é produzir conhecimento nas diversas áreas da engenharia de forma interdisciplinar, conferindo competências e habilidades necessárias à sua formação acadêmica e profissional. A utilização de práticas que colocam o aluno como ator principal do processo de construção do conhecimento é o guia mestre do projeto BAJA Nobre. Com o projeto em execução, os resultados apresentados da etapa de planejamento e das fases 1 e 2 do projeto, revelaram os benefícios da adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas para o aprendizado do educando, viabilizando a adoção das metodologias ativas para construção de um veículo em dimensões reais apto para competição. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701 10.34115/basr.v3i1.701 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/701/596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 113-120 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 113-120 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005076189184 |