Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honnef, Cláucia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Löffler, Daliana, Araújo, Gabriela da Ros de, Antunes, Jucemara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42585
Resumo: O presente artigo trata de temática da complementariedade entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais. Vivências nessas etapas da Educação Básicas, bem como inquietações e discussões realizadas no Grupo de Estudos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, a partir de pesquisa documental, incorporam as reflexões desse artigo. Os documentos mobilizadores de reflexão e analise sobre essa temática foram as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96-, Base Nacional Comum Curricular (2015) e Plano Nacional de Educação (PNE 2014 - 2024). Entendemos que a complementariedade entre as etapas da Educação infantil e dos Anos iniciais precisa ser problematizada para que se possam voltar olhos, ouvidos e mentes às compreensões e ações que envolvem o currículo, a criança, a infância, o brincar, os quais são elementos que necessitam maior atenção e discussão quando se pensa complementariedade dessas etapas na Educação Básica. Este trabalho objetiva analisar as diferentes compreensões sobre esses elementos na Educação Infantil e Anos Iniciais, considerando estas etapas como complementares e, ainda, considerando o atual momento de diálogo sobre a Base Nacional Comum Curricular. Tendo como base os documentos citados, as analises apontam para o fato de que as diferentes compreensões sobre currículo, criança, infância e brincar na educação Infantil e nos anos Iniciais imprimem conotações diferentes conforme o contexto em que estão inseridas, principalmente em função do dualismo histórico entre corpo e mente, separando a criança que na Educação Infantil aprende através das vivências corporais; do aluno que no Ensino Fundamental tem enfocada na mente, na razão a sua promoção de aprendizagem. Entendemos que para se ter a criança e suas culturas infantis como foco da ação pedagógica nas instituições de ensino, é preciso um processo de reflexão e discussão que abranja concepções e ações tanto de professores quanto de equipes de gestão escolar e equipes de gestão educacional. Por fim, defendemos que, independente da etapa de escolarização, a criança precisa ser reconhecida nas suas diferentes formas de aprender, garantindo o caráter de complementariedade entre Educação Infantil e Anos Iniciais.
id BASR-0_9537fc6efda63cd745cd06e7686a9cb4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42585
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic educationCurrículo Infância. Criança. Brincar. Base Nacional Comum Curricular.O presente artigo trata de temática da complementariedade entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais. Vivências nessas etapas da Educação Básicas, bem como inquietações e discussões realizadas no Grupo de Estudos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, a partir de pesquisa documental, incorporam as reflexões desse artigo. Os documentos mobilizadores de reflexão e analise sobre essa temática foram as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96-, Base Nacional Comum Curricular (2015) e Plano Nacional de Educação (PNE 2014 - 2024). Entendemos que a complementariedade entre as etapas da Educação infantil e dos Anos iniciais precisa ser problematizada para que se possam voltar olhos, ouvidos e mentes às compreensões e ações que envolvem o currículo, a criança, a infância, o brincar, os quais são elementos que necessitam maior atenção e discussão quando se pensa complementariedade dessas etapas na Educação Básica. Este trabalho objetiva analisar as diferentes compreensões sobre esses elementos na Educação Infantil e Anos Iniciais, considerando estas etapas como complementares e, ainda, considerando o atual momento de diálogo sobre a Base Nacional Comum Curricular. Tendo como base os documentos citados, as analises apontam para o fato de que as diferentes compreensões sobre currículo, criança, infância e brincar na educação Infantil e nos anos Iniciais imprimem conotações diferentes conforme o contexto em que estão inseridas, principalmente em função do dualismo histórico entre corpo e mente, separando a criança que na Educação Infantil aprende através das vivências corporais; do aluno que no Ensino Fundamental tem enfocada na mente, na razão a sua promoção de aprendizagem. Entendemos que para se ter a criança e suas culturas infantis como foco da ação pedagógica nas instituições de ensino, é preciso um processo de reflexão e discussão que abranja concepções e ações tanto de professores quanto de equipes de gestão escolar e equipes de gestão educacional. Por fim, defendemos que, independente da etapa de escolarização, a criança precisa ser reconhecida nas suas diferentes formas de aprender, garantindo o caráter de complementariedade entre Educação Infantil e Anos Iniciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4258510.34115/basrv6n1-001Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 1 (2022); 2-17Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 1 (2022); 2-172595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42585/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHonnef, CláuciaLöffler, DalianaAraújo, Gabriela da Ros deAntunes, Jucemara2022-02-27T23:27:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42585Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2022-02-27T23:27:31Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
title Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
spellingShingle Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
Honnef, Cláucia
Currículo Infância. Criança. Brincar. Base Nacional Comum Curricular.
title_short Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
title_full Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
title_fullStr Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
title_full_unstemmed Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
title_sort Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (IN) complementares da educação básica / Common national curricular base: early childhood education and early years - (IN) complementary stages of basic education
author Honnef, Cláucia
author_facet Honnef, Cláucia
Löffler, Daliana
Araújo, Gabriela da Ros de
Antunes, Jucemara
author_role author
author2 Löffler, Daliana
Araújo, Gabriela da Ros de
Antunes, Jucemara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honnef, Cláucia
Löffler, Daliana
Araújo, Gabriela da Ros de
Antunes, Jucemara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Infância. Criança. Brincar. Base Nacional Comum Curricular.
topic Currículo Infância. Criança. Brincar. Base Nacional Comum Curricular.
description O presente artigo trata de temática da complementariedade entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais. Vivências nessas etapas da Educação Básicas, bem como inquietações e discussões realizadas no Grupo de Estudos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, a partir de pesquisa documental, incorporam as reflexões desse artigo. Os documentos mobilizadores de reflexão e analise sobre essa temática foram as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96-, Base Nacional Comum Curricular (2015) e Plano Nacional de Educação (PNE 2014 - 2024). Entendemos que a complementariedade entre as etapas da Educação infantil e dos Anos iniciais precisa ser problematizada para que se possam voltar olhos, ouvidos e mentes às compreensões e ações que envolvem o currículo, a criança, a infância, o brincar, os quais são elementos que necessitam maior atenção e discussão quando se pensa complementariedade dessas etapas na Educação Básica. Este trabalho objetiva analisar as diferentes compreensões sobre esses elementos na Educação Infantil e Anos Iniciais, considerando estas etapas como complementares e, ainda, considerando o atual momento de diálogo sobre a Base Nacional Comum Curricular. Tendo como base os documentos citados, as analises apontam para o fato de que as diferentes compreensões sobre currículo, criança, infância e brincar na educação Infantil e nos anos Iniciais imprimem conotações diferentes conforme o contexto em que estão inseridas, principalmente em função do dualismo histórico entre corpo e mente, separando a criança que na Educação Infantil aprende através das vivências corporais; do aluno que no Ensino Fundamental tem enfocada na mente, na razão a sua promoção de aprendizagem. Entendemos que para se ter a criança e suas culturas infantis como foco da ação pedagógica nas instituições de ensino, é preciso um processo de reflexão e discussão que abranja concepções e ações tanto de professores quanto de equipes de gestão escolar e equipes de gestão educacional. Por fim, defendemos que, independente da etapa de escolarização, a criança precisa ser reconhecida nas suas diferentes formas de aprender, garantindo o caráter de complementariedade entre Educação Infantil e Anos Iniciais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42585
10.34115/basrv6n1-001
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42585
identifier_str_mv 10.34115/basrv6n1-001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/42585/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 6 No. 1 (2022); 2-17
Brazilian Applied Science Review; v. 6 n. 1 (2022); 2-17
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240008656027648