Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228 |
Resumo: | Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação. |
id |
BASR-0_9c505412fe02cd5e05e94e901b96d718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4228 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate studentsEnfermagemEducação em SaúdeAprendizagem.Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/422810.34115/basrv3n5-028Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2263-2275Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2263-22752595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228/4196Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marilia Emanuela Ferreira deSilva, Ana Beatriz Barros Ferreira daRamos, Jose Lucio CostaPorcino, CarleEvangelista, Railene Pires2019-11-12T11:39:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4228Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-11-12T11:39:53Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
title |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
spellingShingle |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de Enfermagem Educação em Saúde Aprendizagem. |
title_short |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
title_full |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
title_fullStr |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
title_sort |
Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students |
author |
Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de |
author_facet |
Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da Ramos, Jose Lucio Costa Porcino, Carle Evangelista, Railene Pires |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da Ramos, Jose Lucio Costa Porcino, Carle Evangelista, Railene Pires |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da Ramos, Jose Lucio Costa Porcino, Carle Evangelista, Railene Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Saúde Aprendizagem. |
topic |
Enfermagem Educação em Saúde Aprendizagem. |
description |
Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228 10.34115/basrv3n5-028 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n5-028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228/4196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2263-2275 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2263-2275 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240006123716608 |