Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da, Ramos, Jose Lucio Costa, Porcino, Carle, Evangelista, Railene Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228
Resumo: Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação.
id BASR-0_9c505412fe02cd5e05e94e901b96d718
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4228
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate studentsEnfermagemEducação em SaúdeAprendizagem.Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/422810.34115/basrv3n5-028Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2263-2275Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2263-22752595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228/4196Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marilia Emanuela Ferreira deSilva, Ana Beatriz Barros Ferreira daRamos, Jose Lucio CostaPorcino, CarleEvangelista, Railene Pires2019-11-12T11:39:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4228Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-11-12T11:39:53Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
title Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
spellingShingle Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de
Enfermagem
Educação em Saúde
Aprendizagem.
title_short Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
title_full Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
title_fullStr Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
title_full_unstemmed Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
title_sort Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem/ Health education: conceptions of nursing graduate students
author Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de
author_facet Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de
Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da
Ramos, Jose Lucio Costa
Porcino, Carle
Evangelista, Railene Pires
author_role author
author2 Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da
Ramos, Jose Lucio Costa
Porcino, Carle
Evangelista, Railene Pires
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Marilia Emanuela Ferreira de
Silva, Ana Beatriz Barros Ferreira da
Ramos, Jose Lucio Costa
Porcino, Carle
Evangelista, Railene Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Saúde
Aprendizagem.
topic Enfermagem
Educação em Saúde
Aprendizagem.
description Objetivo: descrever, as concepções de educação em saúde de discentes da graduação em enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 23 discentes, em Instituição de Ensino Superior, a produção dos dados foi por meio da entrevista semiestruturada, e submetida a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se cinco categorias: Concepções de Educação em Saúde; Componentes curriculares da EEUFBA onde foram desenvolvidas ações educativas; outros espaços de ações educativas na graduação em Enfermagem; Experiência marcante de ação educativa durante a graduação em Enfermagem e Aprendizagens sobre Educação em Saúde para a atuação como Enfermeira. Conclusão: o estudo identificou que o conhecimento sobre a educação em saúde foi construído, em experiências nos componentes curriculares e atividades extensionistas. Desenvolveram práticas educativas na Atenção primária, no âmbito hospitalar, espaços curriculares não obrigatórios, e atividades de extensão. A maioria concebe Educação em Saúde como construção de conhecimentos sobre saúde entre profissionais e indivíduos ou grupos. Compreendem que a pratica de Educação em Saúde pode intervir na realidade das pessoas e julgam de grande relevância a pratica educativa na formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228
10.34115/basrv3n5-028
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n5-028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/4228/4196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 2263-2275
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 2263-2275
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006123716608