Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos. |
id |
BASR-0_b2c8bcafa539682ed57c72c64f079aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/707 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degreeEnsino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos.O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/70710.34115/basr.v3i1.707Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 179-189Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 179-1892595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707/602Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHurtado, Maria do Rosário FabeniCaldeira-Pires, Armando de Azevedo2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/707Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
title |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
spellingShingle |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree Hurtado, Maria do Rosário Fabeni Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos. |
title_short |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
title_full |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
title_fullStr |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
title_sort |
Estudo de caso: ensino-aprendizagem a distância para curso de graduação presencial / Case study: distance teaching-learning for a presential undergraduate degree |
author |
Hurtado, Maria do Rosário Fabeni |
author_facet |
Hurtado, Maria do Rosário Fabeni Caldeira-Pires, Armando de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira-Pires, Armando de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hurtado, Maria do Rosário Fabeni Caldeira-Pires, Armando de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos. |
topic |
Ensino a distância. Interação aluno-professor. Gestão de projetos. |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da experiência de ministrar a distância uma disciplina em Gerenciamento de Projetos, para cursos presenciais de graduação da Universidade de Brasília. O conteúdo de gestão de projetos é apresentado em forma de exposição dialogada, durante as aulas são discutidos estudos de caso relacionados a diversos temas e realizadas atividades individuais e, como trabalho final, a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto em energias alternativas. A disciplina foi ministrada na modalidade a distância, utilizando a ferramenta GoToMeetingque é um software de videoconferência eOpenProj que é um software de gestão de projetos.Todo o material usado nas aulas era disponibilizado via plataforma Aprender, que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. No último mês de aula, para melhor rendimento, foram realizados atendimentos por grupos, tanto nos horários de aula quanto em outros dias e horários. No final do curso os alunos responderam um questionário contendo 15 questões, com objetivo de avaliar a disciplina eletiva em Gerenciamento de Projetos, ministrada a distância. A partir dos resultados, foram levantados pontos de melhorias, como por exemplo, avaliar mais rapidamente as atividades realizadas e dar devolutiva aos alunos, fazendo com que o conteúdo possa ser entendido com clareza e melhor consolidado, melhoria implementada na turma do primeiro semestre de 2018. A disponibilidade do professor, tanto durante as aulas como extra-aula é um ponto a ser mantido e sempre aperfeiçoado, pois foi reconhecido positivamente pelos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707 10.34115/basr.v3i1.707 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/707/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 179-189 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 179-189 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005086674944 |