A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriel Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rohde, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874
Resumo: A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela.
id BASR-0_ba29dbf346e223d5e0a557a4d82e056b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6874
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teachingMúsica na educaçãoÁcidos nucleicosEnsinagem.A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/687410.34115/basrv4n1-017Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 277-288Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 277-2882595-36212595-362110.34115/basr.v4i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874/6061Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gabriel SoaresRohde, Claudia2020-03-01T01:19:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6874Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-03-01T01:19:42Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
title A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
spellingShingle A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
Pereira, Gabriel Soares
Música na educação
Ácidos nucleicos
Ensinagem.
title_short A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
title_full A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
title_fullStr A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
title_full_unstemmed A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
title_sort A música como recurso didático-pedagógico para o ensino dos ácidos nucleicos / The music as a didactic-pedagogical resource for nucleic acids teaching
author Pereira, Gabriel Soares
author_facet Pereira, Gabriel Soares
Rohde, Claudia
author_role author
author2 Rohde, Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriel Soares
Rohde, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Música na educação
Ácidos nucleicos
Ensinagem.
topic Música na educação
Ácidos nucleicos
Ensinagem.
description A linguagem musical enquanto forma de expressão artístico-cultural traz consigo uma gama de informações difundidas pelo autor a partir das letras e sons que constituem a sua música, nesta perspectiva, enquanto ferramenta de ensinagem, pode agregar a si os múltiplos saberes intrínsecos ao componente curricular qual se propõe a contemplar. No lecionar das Ciências Biológicas, os docentes encontram o grandioso desafio de trabalhar os saberes da Genética fazendo uso de conceitos outrora depreendidos pelos educandos em anos anteriores, contudo, nem sempre estes termos-chaves estão verdadeiramente concretizados pelos educandos, o que demanda uma abordagem objetiva e diferenciada. Frente a esta realidade o presente estudo busca desenvolver uma obra musical capaz de reapresentar os conceitos essenciais acerca dos ácidos nucleicos, aos discentes do terceiro ano do Ensino Médio, quando da abordagem do conteúdo de Genética pelo professor de Biologia. O produto evidenciado apresentará intrínseco a si informações acerca da composição das moléculas de DNA e RNA, bem como suas características principais, no intuito de evidenciar a eficácia da música para o ensino da Biologia, aos professores leitores deste trabalho e aos educandos que vivenciarem, enquanto público-alvo, a adoção do recurso didático-pedagógico em tela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874
10.34115/basrv4n1-017
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n1-017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6874/6061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 277-288
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 277-288
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006235914240