Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014). O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas. |
id |
BASR-0_d9f114406b14067b1eef2c77a9a0b1fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3284 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classesFormação continuadaEnsino de CiênciasEnsino FundamentalO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014). O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/328410.34115/basrv3n5-004Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1949-1966Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1949-19662595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284/3150Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVale, Dilair doCosta, Josenilson da SilvaSilva, Francisco Sidomar Oliveira daNicolli, Aline Andréia2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3284Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
title |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes Vale, Dilair do Formação continuada Ensino de Ciências Ensino Fundamental |
title_short |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
title_full |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
title_sort |
Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes |
author |
Vale, Dilair do |
author_facet |
Vale, Dilair do Costa, Josenilson da Silva Silva, Francisco Sidomar Oliveira da Nicolli, Aline Andréia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Josenilson da Silva Silva, Francisco Sidomar Oliveira da Nicolli, Aline Andréia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Dilair do Costa, Josenilson da Silva Silva, Francisco Sidomar Oliveira da Nicolli, Aline Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Ensino de Ciências Ensino Fundamental |
topic |
Formação continuada Ensino de Ciências Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014). O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284 10.34115/basrv3n5-004 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n5-004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284/3150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1949-1966 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1949-1966 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005667586048 |