Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Dilair do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Josenilson da Silva, Silva, Francisco Sidomar Oliveira da, Nicolli, Aline Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014).  O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas.  
id BASR-0_d9f114406b14067b1eef2c77a9a0b1fd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3284
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classesFormação continuadaEnsino de CiênciasEnsino FundamentalO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014).  O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/328410.34115/basrv3n5-004Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1949-1966Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1949-19662595-36212595-362110.34115/basr.v3i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284/3150Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessVale, Dilair doCosta, Josenilson da SilvaSilva, Francisco Sidomar Oliveira daNicolli, Aline Andréia2019-10-31T11:29:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3284Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-31T11:29:32Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
title Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
spellingShingle Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
Vale, Dilair do
Formação continuada
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
title_short Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
title_full Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
title_fullStr Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
title_sort Formação continuada de professores: percepções docentes e implicações para as práticas pedagógicas desenvolvidas em aulas de ciências / Continuing teacher education: teachers’ perceptions and implications for pedagogical practices developed in science classes
author Vale, Dilair do
author_facet Vale, Dilair do
Costa, Josenilson da Silva
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Nicolli, Aline Andréia
author_role author
author2 Costa, Josenilson da Silva
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Nicolli, Aline Andréia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Dilair do
Costa, Josenilson da Silva
Silva, Francisco Sidomar Oliveira da
Nicolli, Aline Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
topic Formação continuada
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
description O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar percepções de professores acerca dos processos de formação continuada aos quais foram submetidos, nas duas décadas pós aprovação da LDB 9394, de dezembro de 1996, bem como da importância desses processos para o aprimoramento das práticas pedagógicas em aulas de ciências ministradas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender tal objetivo utilizamo-nos principalmente dos escritos de Imbernón (2009 e 2011); Arroyo (2000); Nóvoa (2001) e Tardif, (2014).  O estudo caracterizou-se por ser prioritariamente de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio da aplicação de um instrumento impresso composto por quatro tópicos. Partindo do pressuposto de que, de um lado, a formação continuada é um processo necessário à profissão docente e, de outro, em aulas de ciências deve-se promover a formação do sujeito permitindo que ele compreenda o mundo e suas transformações podemos dizer que os resultados obtidos foram muito satisfatórios à medida que revelaram que as percepções dos docentes, a respeito dos processos de formação continuada e suas implicações para as práticas pedagógicas, são essencialmente positivas.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284
10.34115/basrv3n5-004
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n5-004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3284/3150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 5 (2019); 1949-1966
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 5 (2019); 1949-1966
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005667586048