O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Eliziete Nascimento de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa Filho, Francisco Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453
Resumo: A fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. 
id BASR-0_de7f758032cdc486aef80d51225ef81f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/453
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centersEJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática DocenteA fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/45310.34115/basr.v2i3.453Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 788-795Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 788-7952595-36212595-362110.34115/basr.v2i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453/388Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Eliziete Nascimento deSousa Filho, Francisco Gonçalves de2018-09-20T23:33:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/453Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-20T23:33:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
title O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
spellingShingle O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
Menezes, Eliziete Nascimento de
EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente
title_short O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
title_full O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
title_fullStr O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
title_full_unstemmed O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
title_sort O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
author Menezes, Eliziete Nascimento de
author_facet Menezes, Eliziete Nascimento de
Sousa Filho, Francisco Gonçalves de
author_role author
author2 Sousa Filho, Francisco Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Eliziete Nascimento de
Sousa Filho, Francisco Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente
topic EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente
description A fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453
10.34115/basr.v2i3.453
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i3.453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453/388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 788-795
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 788-795
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004474306560