O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453 |
Resumo: | A fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. |
id |
BASR-0_de7f758032cdc486aef80d51225ef81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/453 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centersEJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática DocenteA fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/45310.34115/basr.v2i3.453Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 788-795Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 788-7952595-36212595-362110.34115/basr.v2i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453/388Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Eliziete Nascimento deSousa Filho, Francisco Gonçalves de2018-09-20T23:33:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/453Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-20T23:33:57Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
title |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
spellingShingle |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers Menezes, Eliziete Nascimento de EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente |
title_short |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
title_full |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
title_fullStr |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
title_full_unstemmed |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
title_sort |
O trabalho de alfabetizar adolescentes nos centros de medidas socioeducativas / The work of alphabetizing adolescents in socio-educational centers |
author |
Menezes, Eliziete Nascimento de |
author_facet |
Menezes, Eliziete Nascimento de Sousa Filho, Francisco Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Filho, Francisco Gonçalves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Eliziete Nascimento de Sousa Filho, Francisco Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente |
topic |
EJA. Adolescentes. Alfabetização. Prática Docente |
description |
A fase da adolescência é uma transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período da vida o adolescente busca uma identidade se inserindo em grupos que compartilham dos mesmos interesses e perspectivas. No decorrer das experiências vividas e compartilhadas com seus iguais eles são capazes de influenciar e sofrerem influências tanto positivas como negativas. Diante disso, compreendemos que nesse processo de autoconhecimento e autoafirmação muitos jovens, por motivos diversos acabam cometendo atos infracionais, sendo submetidos, portanto, amedidas socioeducativas. Como consequência, é muito comum entre os adolescentes o abando escolar, comprometendo o desenvolvimento das competências da leitura e escrita na idade certa. Diante dessa situação surge a nossa grande questão: como acontece o processo de alfabetização de adolescentes que, atualmente, estão cumprindo medidas socioeducativas? O objetivo deste trabalho foi analisar a prática pedagógica das professoras que desenvolvem o trabalho de alfabetizar adolescentes que, atualmente, encontram-se em situação de privação de liberdadenas Unidades de Medidas Socioeducativas, considerando a dinâmica da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a rotina dessas instituições, bem como as peculiaridades que diferem essa ação docente nos Centros de Medidas do trabalho que é realizado na escola regular. Para dar conta desse objetivo, apoiamo-nos teoricamente nos trabalhos de autores que versam sobre o trabalho decente (TARDIF, 2014),(THERRIEN, 2003; 2007); as teorias cognitivas da aprendizagem (LAKOMY, 2014), entre outros. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa qualitativa. O trabalho constou de aplicação de questionários online entreas professoras socioeducadoras. A construção e as análises dos dados foram realizadas utilizando as respostas dos questionários respondidos. A análise dos dados nos permitiu perceber que, acerca dotrabalhodesenvolvido entre os menores, as entrevistadas responderam que recebem formação sistemática, porém são desafiadas todos os dias a atrair este aluno e resgatar o interesse pelos estudos, além das dificuldades que enfrentam com uma rotina diferente da escola regular. Portanto, podemos concluir que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes destacados por nós nesta pesquisa. Dessa maneira, percebemos um interesse por parte das docentes em desempenhar um trabalho produtivo, dinamizar as aulas, e alcançar os adolescentes nos três níveis de ensino, resgatando a autoestima, sob o intuito de alfabetizá-los e reinseri-los na sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453 10.34115/basr.v2i3.453 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i3.453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/453/388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 3 (2018); 788-795 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 3 (2018); 788-795 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004474306560 |