Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759 |
Resumo: | Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência. |
id |
BIO-1_4bdb42eb8961780c24dc77eeac18fea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/5759 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReADFormação de ProfessoresAprendizagem da docênciaComunidade de aprendizagem online.Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/575910.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-11092525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso deAnunciato, Rosa Maria Moares2022-08-22T14:55:41Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5759Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T14:55:41Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
title |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
spellingShingle |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD Souza, Ana Paula Gestoso de Formação de Professores Aprendizagem da docência Comunidade de aprendizagem online. |
title_short |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
title_full |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
title_fullStr |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
title_sort |
Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD |
author |
Souza, Ana Paula Gestoso de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Gestoso de Anunciato, Rosa Maria Moares |
author_role |
author |
author2 |
Anunciato, Rosa Maria Moares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Gestoso de Anunciato, Rosa Maria Moares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Aprendizagem da docência Comunidade de aprendizagem online. |
topic |
Formação de Professores Aprendizagem da docência Comunidade de aprendizagem online. |
description |
Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325190564773888 |