Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Gestoso de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Anunciato, Rosa Maria Moares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759
Resumo: Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.
id BIO-1_4bdb42eb8961780c24dc77eeac18fea5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/5759
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReADFormação de ProfessoresAprendizagem da docênciaComunidade de aprendizagem online.Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/575910.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-11092525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Paula Gestoso deAnunciato, Rosa Maria Moares2022-08-22T14:55:41Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5759Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T14:55:41Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
title Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
spellingShingle Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
Souza, Ana Paula Gestoso de
Formação de Professores
Aprendizagem da docência
Comunidade de aprendizagem online.
title_short Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
title_full Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
title_fullStr Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
title_full_unstemmed Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
title_sort Aprendizagens da docência em uma comunidade de aprendizagem online: contribuições da ReAD
author Souza, Ana Paula Gestoso de
author_facet Souza, Ana Paula Gestoso de
Anunciato, Rosa Maria Moares
author_role author
author2 Anunciato, Rosa Maria Moares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Gestoso de
Anunciato, Rosa Maria Moares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Aprendizagem da docência
Comunidade de aprendizagem online.
topic Formação de Professores
Aprendizagem da docência
Comunidade de aprendizagem online.
description Analisa-se, na perspectiva de licenciandos, professores iniciantes e experientes, as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio online desses sujeitos em um espaço virtual sobre dilemas enfrentados na docência e as dificuldades encontradas. O caminho da pesquisa foi sendo delineado continuamente paralelo à proposta formativa. As narrativas escritas pelos envolvidos ao término da formação online, foi a principal fonte de dados para este estudo. Ao agregar as diversidades geracionais de estudantes e professores em diferentes fases da carreira, esse espaço online permitiu a reflexão sobre os tempos: antes e agora; o estágio e a experiência docente; sobre os espaços de ação de diferentes atores e sua práxis transformadora, especialmente, de si mesmos. Nos movimentos de construção da identidade como docentes, a diversidade de experiências, de conhecimentos, de posicionamentos funcionou como “oxigênio novo” nos processos de aprendizagem da docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1090-1109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5759/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1090-1109
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325190564773888