FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042 |
Resumo: | No Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade onlinenão tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência onlineextraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online. As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertisetecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da webe a reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial. |
id |
UNEB-3_c7a32d07c870b49963147f8fa8f90fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1042 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASODocência onlineCultura digitalFormação de professoresNo Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade onlinenão tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência onlineextraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online. As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertisetecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da webe a reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/104210.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p207-218Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 207-2182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042/720Copyright (c) 2022 Marco Silva, Sheilane Avellar Cilento (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, MarcoCilento, Sheilane Avellar2022-02-11T17:50:29Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1042Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:50:29Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO Silva, Marco Docência online Cultura digital Formação de professores |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO |
author |
Silva, Marco |
author_facet |
Silva, Marco Cilento, Sheilane Avellar |
author_role |
author |
author2 |
Cilento, Sheilane Avellar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marco Cilento, Sheilane Avellar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência online Cultura digital Formação de professores |
topic |
Docência online Cultura digital Formação de professores |
description |
No Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade onlinenão tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência onlineextraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online. As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertisetecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da webe a reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p207-218 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p207-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1042/720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marco Silva, Sheilane Avellar Cilento (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marco Silva, Sheilane Avellar Cilento (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 207-218 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955958747136 |