NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontoura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3003
Resumo: Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo dois projetos de pesquisa, realizados em instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas e aos processos de formação docente e de pesquisa narrativa desenvolvida em contextos específicos, com interlocução entre metodologias. Destacamos, a partir dos achados de nossas pesquisas, contribuições para um processo de formação emancipatória, apostando no fortalecimento do professor, seus saberes e suas práticas, como aspecto fundamental que contribui para uma inserção docente, crítica e criativa, abrindo outras possibilidades de experiência na escola e na sociedade. Especificamente, chama-se a atenção aqui para a questão relacional, tanto na pesquisa narrativa quanto no entendimento da formação docente como processo de aprendizagem de estratégias e capacidades para aprender com os outros, a partir dos outros e para os outros, pois, quando a profissão docente é respeitada e os professores apoiados em sua aprendizagem profissional, é mais provável que ocorra uma melhoria na qualidade dos processos educativos para professores e alunos.
id BIO-1_4c7a1dc8d626091db68ac8488b8875e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3003
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGOFormação de ProfessoresNarrativasDesenvolvimento profissional docenteEste texto se estrutura a partir de investigações envolvendo dois projetos de pesquisa, realizados em instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas e aos processos de formação docente e de pesquisa narrativa desenvolvida em contextos específicos, com interlocução entre metodologias. Destacamos, a partir dos achados de nossas pesquisas, contribuições para um processo de formação emancipatória, apostando no fortalecimento do professor, seus saberes e suas práticas, como aspecto fundamental que contribui para uma inserção docente, crítica e criativa, abrindo outras possibilidades de experiência na escola e na sociedade. Especificamente, chama-se a atenção aqui para a questão relacional, tanto na pesquisa narrativa quanto no entendimento da formação docente como processo de aprendizagem de estratégias e capacidades para aprender com os outros, a partir dos outros e para os outros, pois, quando a profissão docente é respeitada e os professores apoiados em sua aprendizagem profissional, é mais provável que ocorra uma melhoria na qualidade dos processos educativos para professores e alunos.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/300310.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p534-550Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-550REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-550Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-5502525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3003/1942Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Filomena Maria de ArrudaFontoura, Helena Amaral da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3003Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
title NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
spellingShingle NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Formação de Professores
Narrativas
Desenvolvimento profissional docente
title_short NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
title_full NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
title_fullStr NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
title_sort NARRATIVAS DE PROFESSORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CUIABÁ (MT) E SÃO GONÇALO (RJ) EM DIÁLOGO
author Monteiro, Filomena Maria de Arruda
author_facet Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Fontoura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontoura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Fontoura, Helena Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Narrativas
Desenvolvimento profissional docente
topic Formação de Professores
Narrativas
Desenvolvimento profissional docente
description Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo dois projetos de pesquisa, realizados em instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas e aos processos de formação docente e de pesquisa narrativa desenvolvida em contextos específicos, com interlocução entre metodologias. Destacamos, a partir dos achados de nossas pesquisas, contribuições para um processo de formação emancipatória, apostando no fortalecimento do professor, seus saberes e suas práticas, como aspecto fundamental que contribui para uma inserção docente, crítica e criativa, abrindo outras possibilidades de experiência na escola e na sociedade. Especificamente, chama-se a atenção aqui para a questão relacional, tanto na pesquisa narrativa quanto no entendimento da formação docente como processo de aprendizagem de estratégias e capacidades para aprender com os outros, a partir dos outros e para os outros, pois, quando a profissão docente é respeitada e os professores apoiados em sua aprendizagem profissional, é mais provável que ocorra uma melhoria na qualidade dos processos educativos para professores e alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3003
10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p534-550
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3003
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p534-550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3003/1942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-550
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-550
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 534-550
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v1.n3
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325185858764800