Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Lurdi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Lisboa, Waldiney Jorge, Mariani, Fábio, Monteiro, Filomena Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554
Resumo: ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ;   Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachers
id UNICID_c88bc3730d270afd174809220ec256f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativasFormação de professoresAbordagens de narrativasDesenvolvimento profissional da docência.ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ;   Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachersUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/55410.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 49 - 651982-863210.26843/ae.v2.n2.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554/520Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaas, Lurdide Lisboa, Waldiney JorgeMariani, FábioMonteiro, Filomena Arruda2018-07-04T10:51:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/554Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:51:46Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
title Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
spellingShingle Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
Haas, Lurdi
Formação de professores
Abordagens de narrativas
Desenvolvimento profissional da docência.
title_short Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
title_full Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
title_fullStr Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
title_full_unstemmed Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
title_sort Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas
author Haas, Lurdi
author_facet Haas, Lurdi
de Lisboa, Waldiney Jorge
Mariani, Fábio
Monteiro, Filomena Arruda
author_role author
author2 de Lisboa, Waldiney Jorge
Mariani, Fábio
Monteiro, Filomena Arruda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Lurdi
de Lisboa, Waldiney Jorge
Mariani, Fábio
Monteiro, Filomena Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Abordagens de narrativas
Desenvolvimento profissional da docência.
topic Formação de professores
Abordagens de narrativas
Desenvolvimento profissional da docência.
description ResumoEste trabalho pretende propiciar reflexões acerca de uma formação continuada colaborativa que envolve os complexos processos formativos/investigativos, implicando mudança nas políticas e práticas de formação de professores. Toma como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, especificada na abordagem de narrativas. Aponta contextos formativos que envolvem o percurso de vida dos professores e a construção de suas identidades profissionais. As discussões encontram substrato na compreensão de que o desenvolvimento profissional da docência é complexo e dinâmico, entrelaçado à vida pessoal e às práticas docentes cotidianas desenvolvidas pelos professores, sendo este processo ressignificado a partir da reflexão/investigação.Palavras-chave: Formação de professores ;   Abordagens de narrativas ;Desenvolvimento profissional da docência.AbstractThis article intends to provide reflections on a collaborative continued teacher education involving complex formative/investigative processes, which implies changes in policies and practices of teacher education. It takes qualitative research as theoretical-methodological referential specified on narrative approaches. It also points out education contexts that involves the life trajectory of teachers and the building of their own professional identity. The discussions are based on the understanding that the professional development of teaching is complex and dynamic, linked with teachers
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554
10.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554
identifier_str_mv 10.26843/v2.n2.2009.554.p49 - 65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/554/520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Lurdi Haas, Waldiney Jorge de Lisboa, Fábio Mariani, Filomena Arruda Monteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 2 (2009): ago/dez 2009; 49 - 65
1982-8632
10.26843/ae.v2.n2.2009
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141903679489