Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845 |
Resumo: | O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes. |
id |
BIO-1_6f19682c3de40eaec9475720f28298b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/3845 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professorPrática Docente ExitosaEducação ProfissionalSaber TécnicoSaber Pedagógico.O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/384510.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-7672525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Sousa, Maria RitaCarvalho Moura, Maria da Glória2022-08-22T15:05:10Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3845Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:05:10Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
title |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
spellingShingle |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor Barbosa de Sousa, Maria Rita Prática Docente Exitosa Educação Profissional Saber Técnico Saber Pedagógico. |
title_short |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
title_full |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
title_fullStr |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
title_full_unstemmed |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
title_sort |
Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor |
author |
Barbosa de Sousa, Maria Rita |
author_facet |
Barbosa de Sousa, Maria Rita Carvalho Moura, Maria da Glória |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Moura, Maria da Glória |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa de Sousa, Maria Rita Carvalho Moura, Maria da Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Docente Exitosa Educação Profissional Saber Técnico Saber Pedagógico. |
topic |
Prática Docente Exitosa Educação Profissional Saber Técnico Saber Pedagógico. |
description |
O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189978619904 |