Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Sousa, Maria Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho Moura, Maria da Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845
Resumo: O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.
id BIO-1_6f19682c3de40eaec9475720f28298b9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3845
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professorPrática Docente ExitosaEducação ProfissionalSaber TécnicoSaber Pedagógico.O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/384510.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-7672525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Sousa, Maria RitaCarvalho Moura, Maria da Glória2022-08-22T15:05:10Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3845Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-08-22T15:05:10Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
title Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
spellingShingle Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
Barbosa de Sousa, Maria Rita
Prática Docente Exitosa
Educação Profissional
Saber Técnico
Saber Pedagógico.
title_short Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
title_full Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
title_fullStr Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
title_full_unstemmed Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
title_sort Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor
author Barbosa de Sousa, Maria Rita
author_facet Barbosa de Sousa, Maria Rita
Carvalho Moura, Maria da Glória
author_role author
author2 Carvalho Moura, Maria da Glória
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Sousa, Maria Rita
Carvalho Moura, Maria da Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Docente Exitosa
Educação Profissional
Saber Técnico
Saber Pedagógico.
topic Prática Docente Exitosa
Educação Profissional
Saber Técnico
Saber Pedagógico.
description O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 751-767
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189978619904