Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maddalena, Tania Lucía
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: d’Ávila, Carina, Santos, Edméa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872
Resumo: Imagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente.
id BIO-1_73a3020055b4d5f1de739ee5454b60d6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3872
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Visual Storytelling e Pesquisa-formação na CiberculturaVisual Storytellingfotografiapesquisa-formaçãoformação de professoresImagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/387210.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-3052525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/3143https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/6730Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaddalena, Tania Lucíad’Ávila, CarinaSantos, Edméa2018-12-19T13:49:35Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3872Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2018-12-19T13:49:35Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
title Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
spellingShingle Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
Maddalena, Tania Lucía
Visual Storytelling
fotografia
pesquisa-formação
formação de professores
title_short Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
title_full Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
title_fullStr Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
title_full_unstemmed Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
title_sort Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
author Maddalena, Tania Lucía
author_facet Maddalena, Tania Lucía
d’Ávila, Carina
Santos, Edméa
author_role author
author2 d’Ávila, Carina
Santos, Edméa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maddalena, Tania Lucía
d’Ávila, Carina
Santos, Edméa
dc.subject.por.fl_str_mv Visual Storytelling
fotografia
pesquisa-formação
formação de professores
topic Visual Storytelling
fotografia
pesquisa-formação
formação de professores
description Imagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/3143
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/6730
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325190005882880