Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872 |
Resumo: | Imagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente. |
id |
BIO-1_b61c0678f72614f88196bcf7a51f3b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3872 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na CiberculturaVisual Storytellingfotografiapesquisa-formaçãoformação de professoresImagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/387210.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-3052525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/3143https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/6730Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaddalena, Tania Lucíad’Ávila, CarinaSantos, Edméa2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3872Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
title |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
spellingShingle |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura Maddalena, Tania Lucía Visual Storytelling fotografia pesquisa-formação formação de professores |
title_short |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
title_full |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
title_fullStr |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
title_full_unstemmed |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
title_sort |
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura |
author |
Maddalena, Tania Lucía |
author_facet |
Maddalena, Tania Lucía d’Ávila, Carina Santos, Edméa |
author_role |
author |
author2 |
d’Ávila, Carina Santos, Edméa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maddalena, Tania Lucía d’Ávila, Carina Santos, Edméa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visual Storytelling fotografia pesquisa-formação formação de professores |
topic |
Visual Storytelling fotografia pesquisa-formação formação de professores |
description |
Imagens, narrativas e sons permeiam nosso cotidiano desde sempre; suas formas e meios de difusão foram mudando ao longo da história da humanidade. Narramos histórias orais, nas pedras das cavernas, no livro impresso, no rádio, no cinema, na televisão e hoje por meio de todo tipo de tela. A hipermídia é a linguagem da cultura contemporânea e nos inspiramos nos seus fenômenos narrativos para pensar e criar as práticas pedagógicas. Partindo desse contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa-formação desenvolvida no ano 2015, na disciplina Tecnologias na Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, na qual o Visual Storytelling (narração visual de histórias), na rede social Instagram, foi um dos gêneros trabalhados como proposta pedagógica da formação de professores. Mediante a arte de lembrar, as professoras em formação trouxeram suas recordações da escola, materializadas em narrativas e imagens digitais, lançando novos olhares sobre os artefatos tecnológicos da infância. Neste artigo, revolvemos, a ideia da potência das hiperescritas de si, no processo de formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n7.p290-305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/3143 https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3872/6730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 7 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 290-305 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v3.n7 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186354741248 |