Teachers who cross us: life and training of a history teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tamara de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Amarílis da Costa, Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820
Resumo: Os professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.
id BIO-1_73b653513bab961cc3681f3fdaaa7b87
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/16820
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Teachers who cross us: life and training of a history teacherMaestros que nos cruzan: trayectoria de vida-formación de una profesora de historiaProfessores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de HistóriaProfessores marcantesPesquisa (auto)biográficaFormação docenteOutstanding teachersTeaching training(Auto)biographical researchDocentes destacadosFormación docenteInvestigación (auto)biográficaOs professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2023-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1682010.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 8 Núm. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e1120REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 8 No. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e1120Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e11202525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v8.n23reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820/11507Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Tamara deSilva, Amarílis da CostaLeite, Yoshie Ussami Ferrari 2023-12-27T01:34:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/16820Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-12-27T01:34:39Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers who cross us: life and training of a history teacher
Maestros que nos cruzan: trayectoria de vida-formación de una profesora de historia
Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História
title Teachers who cross us: life and training of a history teacher
spellingShingle Teachers who cross us: life and training of a history teacher
Lima, Tamara de
Professores marcantes
Pesquisa (auto)biográfica
Formação docente
Outstanding teachers
Teaching training
(Auto)biographical research
Docentes destacados
Formación docente
Investigación (auto)biográfica
title_short Teachers who cross us: life and training of a history teacher
title_full Teachers who cross us: life and training of a history teacher
title_fullStr Teachers who cross us: life and training of a history teacher
title_full_unstemmed Teachers who cross us: life and training of a history teacher
title_sort Teachers who cross us: life and training of a history teacher
author Lima, Tamara de
author_facet Lima, Tamara de
Silva, Amarílis da Costa
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author_role author
author2 Silva, Amarílis da Costa
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tamara de
Silva, Amarílis da Costa
Leite, Yoshie Ussami Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Professores marcantes
Pesquisa (auto)biográfica
Formação docente
Outstanding teachers
Teaching training
(Auto)biographical research
Docentes destacados
Formación docente
Investigación (auto)biográfica
topic Professores marcantes
Pesquisa (auto)biográfica
Formação docente
Outstanding teachers
Teaching training
(Auto)biographical research
Docentes destacados
Formación docente
Investigación (auto)biográfica
description Os professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação, ao deixarem suas marcas, vão constituindo o professor-pessoa que somos. Influenciam a nossa maneira de ser e estar na profissão, uma vez que vida e profissão estão necessariamente imbricadas, sendo impossível a separação das dimensões pessoais e profissionais do professor. Sendo assim, o objetivo da pesquisa consiste em verificar as experiências significativas vivenciadas com professores que passam pela nossa trajetória de vida-formação e como elas constituem o professor-pessoa que somos. Quais as marcas deixadas pelos professores que nos atravessam e como contribuem para o ser e estar na profissão docente? A partir dessa problemática fomos buscar na trajetória de vida-formação de uma professora que atua na rede estadual paulista há mais de dez anos, alguns elementos reveladores do complexo emaranhado que envolve o ser, o formar-se e o tornar-se professor. Ancorado na abordagem da pesquisa (auto)biográfica, este estudo utilizou como dispositivo de pesquisa, a Entrevista Narrativa. As experiências vivenciadas pela professora participante da pesquisa nos mostram como as professoras e professores que nos atravessam, marcam, de diferentes formas, a nossa trajetória de vida-formação contribuindo para o fazer-se docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820
10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16820/11507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 8 Núm. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e1120
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 8 No. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e1120
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; e1120
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v8.n23
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325189214208000