Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruna Isabel Bezerra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Regiane Rodrigues, Lira, Laís Melo, Lima, Gercilene Oliveira de, Grangeiro, Manuela Fonseca
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054
Resumo: Esta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e docência da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O objetivo dessa reflexão é compreender porque a procura e o interesse no que diz respeito às pontuações em eventos de natureza acadêmico-científica, se tornam tão importantes quanto à preocupação com a formação do professor para a docência universitária. Sabemos que ao longo dos tempos, a universidade adotou dois modelos de educação universitária que teve como preocupação central, o interesse com a formação de uma elite intelectual, pertencente à classe dominante. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9.394/1996, constatou-se um olhar direcionado para o exercício e a formação do magistério, ao estabelecer que este deva ser ofertado por meio dos cursos de pósgraduação, demonstrando assim, um interesse na consolidação permanente da formação docente. Nesse sentido, surge a inquietação: por que os cursos de pós-graduação stricto sensu tem se preocupado em larga escala com a formação dos professores no âmbito da pesquisa, deixando assim, de requerer maior atenção aos saberes da docência? O propósito aqui não é questionar a função social desempenhada pela comunidade acadêmica, através da pesquisa, sendo esta considerada um dos eixos imprescindíveis à formação docente, mas, sobretudo, propor um entendimento de que ensino e pesquisa são indissociáveis. Concluímos, que em meio ao contexto da referida mediação pedagógica, vê-se a necessidade de articulação entre teoria e prática. Assim sendo, a pesquisa e o ensino, devem ser uma ação constante da práxis docente
id UFC-7_f35d991d9deb93beeed7eea5d85487c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39054
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitáriaDocência universitáriaEstágio de docênciaPesquisa e ensinoEsta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e docência da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O objetivo dessa reflexão é compreender porque a procura e o interesse no que diz respeito às pontuações em eventos de natureza acadêmico-científica, se tornam tão importantes quanto à preocupação com a formação do professor para a docência universitária. Sabemos que ao longo dos tempos, a universidade adotou dois modelos de educação universitária que teve como preocupação central, o interesse com a formação de uma elite intelectual, pertencente à classe dominante. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9.394/1996, constatou-se um olhar direcionado para o exercício e a formação do magistério, ao estabelecer que este deva ser ofertado por meio dos cursos de pósgraduação, demonstrando assim, um interesse na consolidação permanente da formação docente. Nesse sentido, surge a inquietação: por que os cursos de pós-graduação stricto sensu tem se preocupado em larga escala com a formação dos professores no âmbito da pesquisa, deixando assim, de requerer maior atenção aos saberes da docência? O propósito aqui não é questionar a função social desempenhada pela comunidade acadêmica, através da pesquisa, sendo esta considerada um dos eixos imprescindíveis à formação docente, mas, sobretudo, propor um entendimento de que ensino e pesquisa são indissociáveis. Concluímos, que em meio ao contexto da referida mediação pedagógica, vê-se a necessidade de articulação entre teoria e prática. Assim sendo, a pesquisa e o ensino, devem ser uma ação constante da práxis docente2019-01-23T14:20:28Z2019-01-23T14:20:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Bruna Isabel Bezerra; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIRA, Laís Melo, LIMA, Gercilene Oliveira de; GRANGEIRO, Manuela Fonseca. Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13238-13246.2176-1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054Soares, Bruna Isabel BezerraAraújo, Regiane RodriguesLira, Laís MeloLima, Gercilene Oliveira deGrangeiro, Manuela Fonsecaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39054Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
title Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
spellingShingle Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
Soares, Bruna Isabel Bezerra
Docência universitária
Estágio de docência
Pesquisa e ensino
title_short Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
title_full Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
title_fullStr Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
title_full_unstemmed Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
title_sort Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária
author Soares, Bruna Isabel Bezerra
author_facet Soares, Bruna Isabel Bezerra
Araújo, Regiane Rodrigues
Lira, Laís Melo
Lima, Gercilene Oliveira de
Grangeiro, Manuela Fonseca
author_role author
author2 Araújo, Regiane Rodrigues
Lira, Laís Melo
Lima, Gercilene Oliveira de
Grangeiro, Manuela Fonseca
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruna Isabel Bezerra
Araújo, Regiane Rodrigues
Lira, Laís Melo
Lima, Gercilene Oliveira de
Grangeiro, Manuela Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Estágio de docência
Pesquisa e ensino
topic Docência universitária
Estágio de docência
Pesquisa e ensino
description Esta pesquisa tem como espaço de investigação os estudos apresentados por Almeida (2012), Lima (2012) e Severino (2008), no tocante a desvalorização da docência universitária que acontece nos cursos de pós-graduação stricto sensu, portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e em desenvolvimento. O interesse pela temática de estudo partiu das leituras realizadas no grupo de estudo sobre estágio e docência da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O objetivo dessa reflexão é compreender porque a procura e o interesse no que diz respeito às pontuações em eventos de natureza acadêmico-científica, se tornam tão importantes quanto à preocupação com a formação do professor para a docência universitária. Sabemos que ao longo dos tempos, a universidade adotou dois modelos de educação universitária que teve como preocupação central, o interesse com a formação de uma elite intelectual, pertencente à classe dominante. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9.394/1996, constatou-se um olhar direcionado para o exercício e a formação do magistério, ao estabelecer que este deva ser ofertado por meio dos cursos de pósgraduação, demonstrando assim, um interesse na consolidação permanente da formação docente. Nesse sentido, surge a inquietação: por que os cursos de pós-graduação stricto sensu tem se preocupado em larga escala com a formação dos professores no âmbito da pesquisa, deixando assim, de requerer maior atenção aos saberes da docência? O propósito aqui não é questionar a função social desempenhada pela comunidade acadêmica, através da pesquisa, sendo esta considerada um dos eixos imprescindíveis à formação docente, mas, sobretudo, propor um entendimento de que ensino e pesquisa são indissociáveis. Concluímos, que em meio ao contexto da referida mediação pedagógica, vê-se a necessidade de articulação entre teoria e prática. Assim sendo, a pesquisa e o ensino, devem ser uma ação constante da práxis docente
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T14:20:28Z
2019-01-23T14:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Bruna Isabel Bezerra; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIRA, Laís Melo, LIMA, Gercilene Oliveira de; GRANGEIRO, Manuela Fonseca. Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13238-13246.
2176-1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054
identifier_str_mv SOARES, Bruna Isabel Bezerra; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIRA, Laís Melo, LIMA, Gercilene Oliveira de; GRANGEIRO, Manuela Fonseca. Desvalorização da docência em detrimento da pesquisa universitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 13238-13246.
2176-1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806575440035840