Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, os percursos formativos de uma alfabetizadora, no interior do Rio Grande do Sul, permeando suas experiências em relação à escolha profissional, aos primeiros anos na docência e às memórias sobre a profissão. Ao longo do texto, procuramos dividir a nossa escrita com autores que discutem e defendem que as narrativas (auto)biográficas se constituem em caminhos possíveis para dialogar sobre o processo de (auto)formação docente. Os percursos formativos da alfabetizadora revelam uma história repleta de sonhos e dificuldades, em que a vontade de se tornar professora e a busca pela formação foram maiores em relação às poucas oportunidades que teve ao longo da sua trajetória. |
id |
BIO-1_fb8d5c62e10092dad39fdfe7d97f97ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5606 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadoraNarrativas (auto)biográficas. Percursos formativos. Formação de professores.O presente artigo tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, os percursos formativos de uma alfabetizadora, no interior do Rio Grande do Sul, permeando suas experiências em relação à escolha profissional, aos primeiros anos na docência e às memórias sobre a profissão. Ao longo do texto, procuramos dividir a nossa escrita com autores que discutem e defendem que as narrativas (auto)biográficas se constituem em caminhos possíveis para dialogar sobre o processo de (auto)formação docente. Os percursos formativos da alfabetizadora revelam uma história repleta de sonhos e dificuldades, em que a vontade de se tornar professora e a busca pela formação foram maiores em relação às poucas oportunidades que teve ao longo da sua trajetória.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/560610.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p998-1015Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-1015REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-1015Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-10152525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606/3547Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessDolwitsch, Julia BolssoniAntunes, Helenise Sangoi2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5606Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
title |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
spellingShingle |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora Dolwitsch, Julia Bolssoni Narrativas (auto)biográficas. Percursos formativos. Formação de professores. |
title_short |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
title_full |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
title_fullStr |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
title_full_unstemmed |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
title_sort |
Narrativas (auto)biográficas: percursos formativos de uma alfabetizadora |
author |
Dolwitsch, Julia Bolssoni |
author_facet |
Dolwitsch, Julia Bolssoni Antunes, Helenise Sangoi |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Helenise Sangoi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolwitsch, Julia Bolssoni Antunes, Helenise Sangoi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas (auto)biográficas. Percursos formativos. Formação de professores. |
topic |
Narrativas (auto)biográficas. Percursos formativos. Formação de professores. |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal compreender, por meio das narrativas (auto)biográficas, os percursos formativos de uma alfabetizadora, no interior do Rio Grande do Sul, permeando suas experiências em relação à escolha profissional, aos primeiros anos na docência e às memórias sobre a profissão. Ao longo do texto, procuramos dividir a nossa escrita com autores que discutem e defendem que as narrativas (auto)biográficas se constituem em caminhos possíveis para dialogar sobre o processo de (auto)formação docente. Os percursos formativos da alfabetizadora revelam uma história repleta de sonhos e dificuldades, em que a vontade de se tornar professora e a busca pela formação foram maiores em relação às poucas oportunidades que teve ao longo da sua trajetória. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606 10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p998-1015 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p998-1015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5606/3547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 3 Núm. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-1015 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 3 No. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-1015 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 3 n. 9 (2018): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 998-1015 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v3.n9 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186779414528 |