Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Bruno Oggioni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Diniz, Luciana Zambon, Silva, Lucas Luciano Rocha, Santos, Carla Venância Aguilar, Diniz, Joana Degasperi, Steffen, Rafael, Binda, Vitor Luchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
Resumo: INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.
id BJRH-0_06e22cb85edd0272a5a05e630aba6b24
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19Aprendizado AtivoAvaliação EducacionalCOVID-19Educação a DistânciaEducação MédicaTecnologias da Informação e Comunicação.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4366610.34119/bjhrv5n1-197Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-22462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Bruno OggioniDiniz, Luciana ZambonSilva, Lucas Luciano RochaSantos, Carla Venância AguilarDiniz, Joana DegasperiSteffen, RafaelBinda, Vitor Luchi2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
spellingShingle Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Moura, Bruno Oggioni
Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
title_short Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_full Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_fullStr Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_full_unstemmed Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_sort Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
author Moura, Bruno Oggioni
author_facet Moura, Bruno Oggioni
Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
author_role author
author2 Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Bruno Oggioni
Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
topic Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
description INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
10.34119/bjhrv5n1-197
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n1-197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-2246
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240071897743360