Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade. |
id |
BJRH-0_06e22cb85edd0272a5a05e630aba6b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19Aprendizado AtivoAvaliação EducacionalCOVID-19Educação a DistânciaEducação MédicaTecnologias da Informação e Comunicação.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4366610.34119/bjhrv5n1-197Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-22462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Bruno OggioniDiniz, Luciana ZambonSilva, Lucas Luciano RochaSantos, Carla Venância AguilarDiniz, Joana DegasperiSteffen, RafaelBinda, Vitor Luchi2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
spellingShingle |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 Moura, Bruno Oggioni Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
title_short |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_full |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_fullStr |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_full_unstemmed |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_sort |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
author |
Moura, Bruno Oggioni |
author_facet |
Moura, Bruno Oggioni Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Bruno Oggioni Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
topic |
Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
description |
INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 10.34119/bjhrv5n1-197 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-2246 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240071897743360 |