Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv5n1-197 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade. |
id |
BJRH-0_06e22cb85edd0272a5a05e630aba6b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19Aprendizado AtivoAvaliação EducacionalCOVID-19Educação a DistânciaEducação MédicaTecnologias da Informação e Comunicação.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4366610.34119/bjhrv5n1-197Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-22462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Bruno OggioniDiniz, Luciana ZambonSilva, Lucas Luciano RochaSantos, Carla Venância AguilarDiniz, Joana DegasperiSteffen, RafaelBinda, Vitor Luchi2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
spellingShingle |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 Moura, Bruno Oggioni Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. Moura, Bruno Oggioni Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
title_short |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_full |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_fullStr |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_full_unstemmed |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
title_sort |
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19 |
author |
Moura, Bruno Oggioni |
author_facet |
Moura, Bruno Oggioni Moura, Bruno Oggioni Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Bruno Oggioni Diniz, Luciana Zambon Silva, Lucas Luciano Rocha Santos, Carla Venância Aguilar Diniz, Joana Degasperi Steffen, Rafael Binda, Vitor Luchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
topic |
Aprendizado Ativo Avaliação Educacional COVID-19 Educação a Distância Educação Médica Tecnologias da Informação e Comunicação. |
description |
INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 10.34119/bjhrv5n1-197 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-2246 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179589195038720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-197 |