Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Bruno Oggioni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Diniz, Luciana Zambon, Silva, Lucas Luciano Rocha, Santos, Carla Venância Aguilar, Diniz, Joana Degasperi, Steffen, Rafael, Binda, Vitor Luchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv5n1-197
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
Resumo: INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.
id BJRH-0_06e22cb85edd0272a5a05e630aba6b24
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19Aprendizado AtivoAvaliação EducacionalCOVID-19Educação a DistânciaEducação MédicaTecnologias da Informação e Comunicação.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4366610.34119/bjhrv5n1-197Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-22462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Bruno OggioniDiniz, Luciana ZambonSilva, Lucas Luciano RochaSantos, Carla Venância AguilarDiniz, Joana DegasperiSteffen, RafaelBinda, Vitor Luchi2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43666Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
spellingShingle Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Moura, Bruno Oggioni
Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Moura, Bruno Oggioni
Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
title_short Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_full Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_fullStr Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_full_unstemmed Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
title_sort Adaptação metodológica docente em tempos de pandemia de covid-19 / Methodological adaptation of teachers in pandemic times of covid-19
author Moura, Bruno Oggioni
author_facet Moura, Bruno Oggioni
Moura, Bruno Oggioni
Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
author_role author
author2 Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Bruno Oggioni
Diniz, Luciana Zambon
Silva, Lucas Luciano Rocha
Santos, Carla Venância Aguilar
Diniz, Joana Degasperi
Steffen, Rafael
Binda, Vitor Luchi
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
topic Aprendizado Ativo
Avaliação Educacional
COVID-19
Educação a Distância
Educação Médica
Tecnologias da Informação e Comunicação.
description INTRODUÇÃO: Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da doença do coronavírus (COVID-19), com a substituição das aulas presenciais por aulas em meios online, há grande necessidade de reflexão acerca de metodologias de ensino e avaliação. Por outro lado, é nítido que o ensino médico atual jaz predominantemente em métodos tradicionais, contando com baixa inclusão de meios virtuais para educação, sendo a aplicação de metodologias ativas crucial para um ensino médico de qualidade na atual conjuntura. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Com o intuito de elaborar um panorama a respeito das metodologias de ensino e avaliação utilizadas em uma escola médica durante a pandemia de COVID-19, foi entrevistado, virtualmente, um aluno de cada período dos ciclos básico e clínico. Tanto no ciclo básico quanto no clínico, as metodologias ativas foram utilizadas esporadicamente, de maneira pouco técnica na maioria dos casos. Entretanto, foi relatado pelos discentes que, mesmo a aplicação das metodologias alternativas não sendo de alta qualidade, ainda mostraram-se superiores às aulas e avaliações em modelos tradicionais, principalmente devido ao fato de o semestre acadêmico ter sido em ensino remoto. CONCLUSÕES: Ainda é pouco prevalente a utilização de metodologias ativas na educação médica, demonstrando forte necessidade de difundir modelos educacionais alternativos para que se façam mais presentes e que sua aplicação seja mais direcionada e de maior qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
10.34119/bjhrv5n1-197
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n1-197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43666/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2237-2246
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2237-2246
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179589195038720
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv5n1-197