A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coqueiro, Naiara Porto da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Erivan Coqueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355
Resumo:  Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online.
id VERACRUZ-0_49837e92570b0dfc96a5e1af9eb884ef
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32355
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19Covid 19Educação a DistânciaEnsino Remoto. Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3235510.34117/bjdv7n7-060Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66061-66075Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66061-66075Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66061-660752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoqueiro, Naiara Porto da SilvaSousa, Erivan Coqueiro2021-09-14T13:00:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32355Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:05.586477Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
title A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
spellingShingle A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
Coqueiro, Naiara Porto da Silva
Covid 19
Educação a Distância
Ensino Remoto.
title_short A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
title_full A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
title_fullStr A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
title_full_unstemmed A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
title_sort A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
author Coqueiro, Naiara Porto da Silva
author_facet Coqueiro, Naiara Porto da Silva
Sousa, Erivan Coqueiro
author_role author
author2 Sousa, Erivan Coqueiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coqueiro, Naiara Porto da Silva
Sousa, Erivan Coqueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Covid 19
Educação a Distância
Ensino Remoto.
topic Covid 19
Educação a Distância
Ensino Remoto.
description  Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355
10.34117/bjdv7n7-060
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66061-66075
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66061-66075
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66061-66075
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645543291748352