A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355 |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online. |
id |
VERACRUZ-0_49837e92570b0dfc96a5e1af9eb884ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32355 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19Covid 19Educação a DistânciaEnsino Remoto. Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3235510.34117/bjdv7n7-060Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66061-66075Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66061-66075Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66061-660752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoqueiro, Naiara Porto da SilvaSousa, Erivan Coqueiro2021-09-14T13:00:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32355Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:05.586477Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
title |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
spellingShingle |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 Coqueiro, Naiara Porto da Silva Covid 19 Educação a Distância Ensino Remoto. |
title_short |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
title_full |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
title_fullStr |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
title_full_unstemmed |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
title_sort |
A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19/ Distance education (Ed) and emergency remote education (ERE) in times of Pandemic Covid 19 |
author |
Coqueiro, Naiara Porto da Silva |
author_facet |
Coqueiro, Naiara Porto da Silva Sousa, Erivan Coqueiro |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Erivan Coqueiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coqueiro, Naiara Porto da Silva Sousa, Erivan Coqueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid 19 Educação a Distância Ensino Remoto. |
topic |
Covid 19 Educação a Distância Ensino Remoto. |
description |
Este trabalho aborda a temática da educação a distância (EAD) e do ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da Covid 19, período em que as instituições de educação básica e superior não podem funcionar de forma presencial, devido às restrições sanitárias. Assim, há um debate sobre as características e legislação da EAD e do ERE e de suas possibilidades de trabalho educacional, com uso da internet, das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), dos aplicativos online. Neste interim, explana-se acerca dos problemas enfrentados pelos estudantes como dificuldade de acesso à internet ou não terem nenhum acesso, sobretudo os que residem na zona rural. A perspectiva metodológica é de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados demonstram que a EAD e o ERE podem ser usados no labor educativo para todos os níveis de ensino, sendo necessário desenvolver políticas públicas que universalizem o acesso à internet aos estudantes das instituições públicas e formação docente sobre uso das TDICs e aplicativos online. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355 10.34117/bjdv7n7-060 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32355/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66061-66075 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66061-66075 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66061-66075 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645543291748352 |