Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Gércica Fabiele Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Guiomar Gardênia Paulo, Silva, Antônio Eduardo de Oliveira, de Souza, Marcelo Gomes, Barbosa, Andersson José Lopes, dos Santos, Ramile Cristyan, Pequeno, Lívia Kallahan Soares, Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101
Resumo: No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar.
id BJRH-0_0a1c28e507586bce3f68bcb66d6187bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35101
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle schoolEducação FísicaDançaMotivaçãoEnsino Médio.No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3510110.34119/bjhrv4n4-293Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18199-18210Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18199-182102595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Gércica Fabiele Soaresda Silva, Guiomar Gardênia PauloSilva, Antônio Eduardo de Oliveirade Souza, Marcelo GomesBarbosa, Andersson José Lopesdos Santos, Ramile CristyanPequeno, Lívia Kallahan SoaresNunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35101Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
title Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
spellingShingle Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
Pacheco, Gércica Fabiele Soares
Educação Física
Dança
Motivação
Ensino Médio.
title_short Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
title_full Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
title_fullStr Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
title_full_unstemmed Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
title_sort Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
author Pacheco, Gércica Fabiele Soares
author_facet Pacheco, Gércica Fabiele Soares
da Silva, Guiomar Gardênia Paulo
Silva, Antônio Eduardo de Oliveira
de Souza, Marcelo Gomes
Barbosa, Andersson José Lopes
dos Santos, Ramile Cristyan
Pequeno, Lívia Kallahan Soares
Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque
author_role author
author2 da Silva, Guiomar Gardênia Paulo
Silva, Antônio Eduardo de Oliveira
de Souza, Marcelo Gomes
Barbosa, Andersson José Lopes
dos Santos, Ramile Cristyan
Pequeno, Lívia Kallahan Soares
Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Gércica Fabiele Soares
da Silva, Guiomar Gardênia Paulo
Silva, Antônio Eduardo de Oliveira
de Souza, Marcelo Gomes
Barbosa, Andersson José Lopes
dos Santos, Ramile Cristyan
Pequeno, Lívia Kallahan Soares
Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Dança
Motivação
Ensino Médio.
topic Educação Física
Dança
Motivação
Ensino Médio.
description No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101
10.34119/bjhrv4n4-293
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n4-293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18199-18210
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18199-18210
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240065956511744