Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101 |
Resumo: | No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar. |
id |
BJRH-0_0a1c28e507586bce3f68bcb66d6187bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35101 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle schoolEducação FísicaDançaMotivaçãoEnsino Médio.No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3510110.34119/bjhrv4n4-293Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18199-18210Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18199-182102595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Gércica Fabiele Soaresda Silva, Guiomar Gardênia PauloSilva, Antônio Eduardo de Oliveirade Souza, Marcelo GomesBarbosa, Andersson José Lopesdos Santos, Ramile CristyanPequeno, Lívia Kallahan SoaresNunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque2021-09-16T17:41:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35101Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
title |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
spellingShingle |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school Pacheco, Gércica Fabiele Soares Educação Física Dança Motivação Ensino Médio. |
title_short |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
title_full |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
title_fullStr |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
title_full_unstemmed |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
title_sort |
Dança como motivação nas aulas de educação física para o ensino médio / Dance as a motivation in physical education classes for middle school |
author |
Pacheco, Gércica Fabiele Soares |
author_facet |
Pacheco, Gércica Fabiele Soares da Silva, Guiomar Gardênia Paulo Silva, Antônio Eduardo de Oliveira de Souza, Marcelo Gomes Barbosa, Andersson José Lopes dos Santos, Ramile Cristyan Pequeno, Lívia Kallahan Soares Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Guiomar Gardênia Paulo Silva, Antônio Eduardo de Oliveira de Souza, Marcelo Gomes Barbosa, Andersson José Lopes dos Santos, Ramile Cristyan Pequeno, Lívia Kallahan Soares Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Gércica Fabiele Soares da Silva, Guiomar Gardênia Paulo Silva, Antônio Eduardo de Oliveira de Souza, Marcelo Gomes Barbosa, Andersson José Lopes dos Santos, Ramile Cristyan Pequeno, Lívia Kallahan Soares Nunes, Ana Camila Campelo de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Dança Motivação Ensino Médio. |
topic |
Educação Física Dança Motivação Ensino Médio. |
description |
No processo de ensino-aprendizagem, a motivação é considerada um dos fatores essenciais. Essa motivação pode surgir de várias formas, dentre elas pode-se destacar os fatores internos e externos, que estimulam um tipo de comportamento. A ação pedagógica do professor precisa possibilitar a motivação de seus alunos, proporcionando, assim, que a aprendizagem torne-se um processo agradável e, possivelmente, mais rápido. Dentre essas possibilidades de motivação, o referido trabalho destaca a dança, pois a motivação através desta modalidade, tem alta relevância por desenvolver nos alunos tanto a parte física, como psicológica, além do fator social. A partir deste contexto, o objetivo do referido estudo foi analisar como a dança, enquanto conteúdo da cultura corporal do movimento, favoreceu a motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. O presente estudo realizou uma análise descritiva, qualitativa e de campo através do questionário Participation Motivation Questionnaire (PMQ), versão traduzida e adaptada para o idioma português e para a modalidade dança. Os resultados do estudo revelaram que a dança pode ser utilizada como fator motivacional nas aulas de Educação Física, em especial para o público do ensino médio. Por fim, a partir dos resultados obtidos, objetiva-se estimular a participação desses alunos nas aulas de Educação Física de forma ativa, destituindo essa visão que muitos discentes trazem do ensino médio a respeito da participação nas aulas de Educação Física e, apontar a importância de integrar a dança como parte do currículo escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101 10.34119/bjhrv4n4-293 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n4-293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/35101/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 18199-18210 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 18199-18210 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240065956511744 |