Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 |
Resumo: | Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente. |
id |
BJRH-0_1216d2607e9c833c98b839d911a2b6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapáprocesso trabalho e saberes docentesrelato de experiênciaformação continuadaObjetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6096510.34119/bjhrv6n3-403Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-135692595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999Nunes, Anna Alice Garcia CaldasCaldeira, Ana Rita CorreiaBarros, Richelle BarbozaMonteiro Neto, Moacir de Azevedo BentesMenezes, Rubens Alex de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T14:26:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-26T14:26:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
spellingShingle |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá Nunes, Anna Alice Garcia Caldas processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
title_short |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_full |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_fullStr |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_full_unstemmed |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_sort |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
author |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas |
author_facet |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
topic |
processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
description |
Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 10.34119/bjhrv6n3-403 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n3-403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-13569 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240031396495360 |