Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caldeira, Ana Rita Correia, Barros, Richelle Barboza, Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes, Menezes, Rubens Alex de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
Resumo: Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.
id BJRH-0_1216d2607e9c833c98b839d911a2b6de
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapáprocesso trabalho e saberes docentesrelato de experiênciaformação continuadaObjetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6096510.34119/bjhrv6n3-403Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-135692595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999Nunes, Anna Alice Garcia CaldasCaldeira, Ana Rita CorreiaBarros, Richelle BarbozaMonteiro Neto, Moacir de Azevedo BentesMenezes, Rubens Alex de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T14:26:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-26T14:26:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
spellingShingle Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
title_short Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_full Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_fullStr Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_full_unstemmed Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_sort Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
author Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
author_facet Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
author_role author
author2 Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
topic processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
description Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
10.34119/bjhrv6n3-403
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-13569
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240031396495360