Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv6n3-403 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 |
Resumo: | Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente. |
id |
BJRH-0_1216d2607e9c833c98b839d911a2b6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapáprocesso trabalho e saberes docentesrelato de experiênciaformação continuadaObjetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6096510.34119/bjhrv6n3-403Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-135692595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999Nunes, Anna Alice Garcia CaldasCaldeira, Ana Rita CorreiaBarros, Richelle BarbozaMonteiro Neto, Moacir de Azevedo BentesMenezes, Rubens Alex de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T14:26:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-26T14:26:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
spellingShingle |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá Nunes, Anna Alice Garcia Caldas processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada Nunes, Anna Alice Garcia Caldas processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
title_short |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_full |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_fullStr |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_full_unstemmed |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
title_sort |
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá |
author |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas |
author_facet |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas Nunes, Anna Alice Garcia Caldas Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas Caldeira, Ana Rita Correia Barros, Richelle Barboza Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes Menezes, Rubens Alex de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
topic |
processo trabalho e saberes docentes relato de experiência formação continuada |
description |
Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 10.34119/bjhrv6n3-403 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n3-403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-13569 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822180492201426944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv6n3-403 |