Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caldeira, Ana Rita Correia, Barros, Richelle Barboza, Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes, Menezes, Rubens Alex de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv6n3-403
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
Resumo: Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.
id BJRH-0_1216d2607e9c833c98b839d911a2b6de
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapáprocesso trabalho e saberes docentesrelato de experiênciaformação continuadaObjetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6096510.34119/bjhrv6n3-403Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-135692595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999Nunes, Anna Alice Garcia CaldasCaldeira, Ana Rita CorreiaBarros, Richelle BarbozaMonteiro Neto, Moacir de Azevedo BentesMenezes, Rubens Alex de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T14:26:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60965Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-26T14:26:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
spellingShingle Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
title_short Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_full Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_fullStr Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_full_unstemmed Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
title_sort Trabalho e saberes docentes: relato de experiência da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá
author Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
author_facet Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
author_role author
author2 Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Anna Alice Garcia Caldas
Caldeira, Ana Rita Correia
Barros, Richelle Barboza
Monteiro Neto, Moacir de Azevedo Bentes
Menezes, Rubens Alex de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
topic processo trabalho e saberes docentes
relato de experiência
formação continuada
description Objetivo: Descrever aspectos do processo trabalho e saberes docentes a partir da experiência vivenciada na discussão desta temática em sala de aula. Métodos: Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino Superior, com abordagem ativa, numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: A metodologia utilizada permitiu produzir conteúdo avaliativo, desenvolver a capacidade analítica dos alunos, vivenciar as possibilidades metodológicas e, principalmente, desenvolver uma fundamentação teórico-metodológica. As perspectivas interdisciplinares são importantes impulsionadores do debate. Ficou evidente que, além de confirmar o pressuposto de que existe uma dicotomia entre teoria e prática estabelecida após a formação docente, há a necessidade de formação continuada dos profissionais, o que obscurece o ofício docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
10.34119/bjhrv6n3-403
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60965/43999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 13560-13569
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 13560-13569
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 13560-13569
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822180492201426944
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-403