Mudança na expectativa dos pais após receberem o diagnóstico de altas habilidades de seus filhos, na perspectiva de uma especialista em AH/SD / Changes in the expectation of parents after receiving the diagnosis of high skills of their children, from the perspective of an AH / SD specialist
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/474 |
Resumo: | Altas habilidades e Superdotação (AH/SD) são caracterizadas por um agrupamento de comportamentos que giram em torno de: habilidades gerais ou especificas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade (Sakaguti, apud Renzulli, 2004). A criança com AH/SD também pode ser identificada por um uso avançado da linguagem, cálculos mentais precoces, elevado interesse em determinadas tarefas e capacidade natural para liderar (Oliveira, 2009). Todavia, durante a história, o foco sempre recaiu sobre o aluno com alguma deficiência intelectual, buscando incentivar suas potencialidades para aprender e se desenvolver como ser humano. Sakaguti (2010) atenta para o fato de não dar importância apenas para o aluno que tem um desenvolvimento aquém do esperado, mas para aquele que está além do esperado, os alunos com altas habilidades/superdotação. |
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