Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Mércia Lamenha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Agenor Antônio Barros da, Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela, Coelho, Jorge Artur P. M., Austrilino, Lenilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618
Resumo: A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional.
id BJRH-0_24ca22ca5238a575acb033bac3808c4c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18618
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised InternshipInternato em Medicinaestágio supervisionadoeducação médica.A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1861810.34119/bjhrv3n5-283Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14941-14950Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14941-149502595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618/14995Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Mércia LamenhaSilva, Agenor Antônio Barros daPires, Ana Carolina de Carvalho RuelaCoelho, Jorge Artur P. M.Austrilino, Lenilda2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18618Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
title Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
spellingShingle Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
Medeiros, Mércia Lamenha
Internato em Medicina
estágio supervisionado
educação médica.
title_short Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
title_full Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
title_fullStr Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
title_full_unstemmed Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
title_sort Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
author Medeiros, Mércia Lamenha
author_facet Medeiros, Mércia Lamenha
Silva, Agenor Antônio Barros da
Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela
Coelho, Jorge Artur P. M.
Austrilino, Lenilda
author_role author
author2 Silva, Agenor Antônio Barros da
Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela
Coelho, Jorge Artur P. M.
Austrilino, Lenilda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Mércia Lamenha
Silva, Agenor Antônio Barros da
Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela
Coelho, Jorge Artur P. M.
Austrilino, Lenilda
dc.subject.por.fl_str_mv Internato em Medicina
estágio supervisionado
educação médica.
topic Internato em Medicina
estágio supervisionado
educação médica.
description A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618
10.34119/bjhrv3n5-283
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n5-283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618/14995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14941-14950
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14941-14950
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240056023351296