Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618 |
Resumo: | A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional. |
id |
BJRH-0_24ca22ca5238a575acb033bac3808c4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18618 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised InternshipInternato em Medicinaestágio supervisionadoeducação médica.A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1861810.34119/bjhrv3n5-283Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14941-14950Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14941-149502595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618/14995Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Mércia LamenhaSilva, Agenor Antônio Barros daPires, Ana Carolina de Carvalho RuelaCoelho, Jorge Artur P. M.Austrilino, Lenilda2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18618Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
title |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
spellingShingle |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship Medeiros, Mércia Lamenha Internato em Medicina estágio supervisionado educação médica. |
title_short |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
title_full |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
title_fullStr |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
title_full_unstemmed |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
title_sort |
Reflexões Discentes sobre Estágio Supervisionado, no Internato, para a Formação Médica / Learning in Medical Education: Student Reflections on Supervised Internship |
author |
Medeiros, Mércia Lamenha |
author_facet |
Medeiros, Mércia Lamenha Silva, Agenor Antônio Barros da Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela Coelho, Jorge Artur P. M. Austrilino, Lenilda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Agenor Antônio Barros da Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela Coelho, Jorge Artur P. M. Austrilino, Lenilda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Mércia Lamenha Silva, Agenor Antônio Barros da Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela Coelho, Jorge Artur P. M. Austrilino, Lenilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internato em Medicina estágio supervisionado educação médica. |
topic |
Internato em Medicina estágio supervisionado educação médica. |
description |
A esse ordenamento. Com a ciência desse fato, intentamos analisar os dados a partir de uma pesquisa quantiqualitativa, do tipo estudo de caso, na visão dos estudantes que concluíram o Internato. Para entendermos como se desenvolveram os estágios supervisionados, identificarmos os pontos de convergência e divergência entre o projeto pedagógico e o vivenciado nos cenários. A metodologia demonstrou eficácia, no que se refere a conhecer como pensam os acadêmicos sobre sua formação, sem acarretar interferências nos resultados da pesquisa, sem depender exclusivamente do pensamento criativo de cada pesquisado. A utilização de questões abertas abriu espaço para discussão, favorecendo a análise. Os resultados desencaderam reflexões: organizar os aspectos para a construção do currículo, planejar atividades junto aos estudantes, manter canal de comunicação com a coordenação, estimular a autonomia na construção da aprendizagem, respeitar o desempenho e a aquisição da autoconfiança profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618 10.34119/bjhrv3n5-283 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n5-283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18618/14995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14941-14950 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14941-14950 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240056023351296 |