Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendt, Juliana da Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Negretto, Amanda Lorenzi, Sarmento, Benny Severo, Pohl, Hildegard Hedwig, Krug, Suzane Beatriz Frantz, Ramos, Darcieli Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464
Resumo: Introdução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina.
id BJRH-0_2f48f258750f3376200de0cb72cecd2f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58464
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde Ieducação médicaatenção primária à saúdeeducação em saúdepromoção da saúdeintegração comunitáriaIntrodução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5846410.34119/bjhrv6n2-157Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6412-6420Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6412-6420Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6412-64202595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464/42574Wendt, Juliana da RosaNegretto, Amanda LorenziSarmento, Benny SeveroPohl, Hildegard HedwigKrug, Suzane Beatriz FrantzRamos, Darcieli Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T19:38:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58464Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-10T19:38:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
title Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
spellingShingle Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
Wendt, Juliana da Rosa
educação médica
atenção primária à saúde
educação em saúde
promoção da saúde
integração comunitária
title_short Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
title_full Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
title_fullStr Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
title_full_unstemmed Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
title_sort Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
author Wendt, Juliana da Rosa
author_facet Wendt, Juliana da Rosa
Negretto, Amanda Lorenzi
Sarmento, Benny Severo
Pohl, Hildegard Hedwig
Krug, Suzane Beatriz Frantz
Ramos, Darcieli Lima
author_role author
author2 Negretto, Amanda Lorenzi
Sarmento, Benny Severo
Pohl, Hildegard Hedwig
Krug, Suzane Beatriz Frantz
Ramos, Darcieli Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendt, Juliana da Rosa
Negretto, Amanda Lorenzi
Sarmento, Benny Severo
Pohl, Hildegard Hedwig
Krug, Suzane Beatriz Frantz
Ramos, Darcieli Lima
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
atenção primária à saúde
educação em saúde
promoção da saúde
integração comunitária
topic educação médica
atenção primária à saúde
educação em saúde
promoção da saúde
integração comunitária
description Introdução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464
10.34119/bjhrv6n2-157
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464/42574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6412-6420
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6412-6420
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6412-6420
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027964506112