Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464 |
Resumo: | Introdução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina. |
id |
BJRH-0_2f48f258750f3376200de0cb72cecd2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58464 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde Ieducação médicaatenção primária à saúdeeducação em saúdepromoção da saúdeintegração comunitáriaIntrodução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5846410.34119/bjhrv6n2-157Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6412-6420Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6412-6420Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6412-64202595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464/42574Wendt, Juliana da RosaNegretto, Amanda LorenziSarmento, Benny SeveroPohl, Hildegard HedwigKrug, Suzane Beatriz FrantzRamos, Darcieli Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T19:38:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58464Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-10T19:38:45Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
title |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
spellingShingle |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I Wendt, Juliana da Rosa educação médica atenção primária à saúde educação em saúde promoção da saúde integração comunitária |
title_short |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
title_full |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
title_fullStr |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
title_full_unstemmed |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
title_sort |
Abordagens ativas de aprendizagem na educação médica: a experiência da disciplina de atenção primária à saúde I |
author |
Wendt, Juliana da Rosa |
author_facet |
Wendt, Juliana da Rosa Negretto, Amanda Lorenzi Sarmento, Benny Severo Pohl, Hildegard Hedwig Krug, Suzane Beatriz Frantz Ramos, Darcieli Lima |
author_role |
author |
author2 |
Negretto, Amanda Lorenzi Sarmento, Benny Severo Pohl, Hildegard Hedwig Krug, Suzane Beatriz Frantz Ramos, Darcieli Lima |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendt, Juliana da Rosa Negretto, Amanda Lorenzi Sarmento, Benny Severo Pohl, Hildegard Hedwig Krug, Suzane Beatriz Frantz Ramos, Darcieli Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação médica atenção primária à saúde educação em saúde promoção da saúde integração comunitária |
topic |
educação médica atenção primária à saúde educação em saúde promoção da saúde integração comunitária |
description |
Introdução. O presente artigo trata de um relato de experiência de aprendizagem ativa na disciplina de Atenção Primária à Saúde I, ministrada no segundo semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2018. Relato de experiência. A disciplina propôs uma série atividades de aprendizagem ativa com objetivo de ensinar conceitos importantes relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) e empoderar os acadêmicos enquanto protagonistas no processo de aprendizagem. Técnicas como “think-pair-share”, discussão em classe, em grandes grupos, aprendizagem baseada em problemas, gameficação, reações a vídeos e exercícios, experiências baseadas na comunidade e baseada em projetos foram utilizados. Discussão. Foram relatados altos níveis de satisfação e envolvimento por parte dos alunos. A experiência foi muito gratificante para as professoras, promoveu o aprendizado crítico e melhorou o relacionamento universidade-comunidade. Conclusão. O presente artigo relata o bom aproveitamento dessa experiência e discute as possibilidades de aplicação de aulas interativas e metodologias ativas nas graduações em Medicina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464 10.34119/bjhrv6n2-157 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n2-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58464/42574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6412-6420 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6412-6420 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6412-6420 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240027964506112 |