Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Cibelle Alves Doria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Iara Almeida, Santana, Karla Yasmim de Andrade, Cavalcante, Karenine Maria Holanda, da Silva, Raniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv4n4-056
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858
Resumo: As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde.
id BJRH-0_3eb677736eea39523fa0d1821365438b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32858
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature reviewEducação superiorEducação em EnfermagemEnfermagemMetodologia.As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3285810.34119/bjhrv4n4-056Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 15079-15090Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 15079-150902595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Cibelle Alves DoriaSilva, Iara AlmeidaSantana, Karla Yasmim de AndradeCavalcante, Karenine Maria Holandada Silva, Raniele2021-09-16T17:41:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32858Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
title Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
spellingShingle Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
de Souza, Cibelle Alves Doria
Educação superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologia.
de Souza, Cibelle Alves Doria
Educação superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologia.
title_short Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
title_full Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
title_fullStr Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
title_full_unstemmed Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
title_sort Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
author de Souza, Cibelle Alves Doria
author_facet de Souza, Cibelle Alves Doria
de Souza, Cibelle Alves Doria
Silva, Iara Almeida
Santana, Karla Yasmim de Andrade
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
da Silva, Raniele
Silva, Iara Almeida
Santana, Karla Yasmim de Andrade
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
da Silva, Raniele
author_role author
author2 Silva, Iara Almeida
Santana, Karla Yasmim de Andrade
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
da Silva, Raniele
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Cibelle Alves Doria
Silva, Iara Almeida
Santana, Karla Yasmim de Andrade
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
da Silva, Raniele
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologia.
topic Educação superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Metodologia.
description As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858
10.34119/bjhrv4n4-056
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n4-056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 15079-15090
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 15079-15090
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179557778653184
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv4n4-056