Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv4n4-056 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858 |
Resumo: | As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde. |
id |
BJRH-0_3eb677736eea39523fa0d1821365438b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32858 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature reviewEducação superiorEducação em EnfermagemEnfermagemMetodologia.As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3285810.34119/bjhrv4n4-056Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 15079-15090Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 15079-150902595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Cibelle Alves DoriaSilva, Iara AlmeidaSantana, Karla Yasmim de AndradeCavalcante, Karenine Maria Holandada Silva, Raniele2021-09-16T17:41:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32858Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-09-16T17:41:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
title |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
spellingShingle |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review de Souza, Cibelle Alves Doria Educação superior Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologia. de Souza, Cibelle Alves Doria Educação superior Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologia. |
title_short |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
title_full |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
title_fullStr |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
title_sort |
Aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro: revisão sistemática da literatura / Applicability of active teaching methodologies in nursing education: a systematic literature review |
author |
de Souza, Cibelle Alves Doria |
author_facet |
de Souza, Cibelle Alves Doria de Souza, Cibelle Alves Doria Silva, Iara Almeida Santana, Karla Yasmim de Andrade Cavalcante, Karenine Maria Holanda da Silva, Raniele Silva, Iara Almeida Santana, Karla Yasmim de Andrade Cavalcante, Karenine Maria Holanda da Silva, Raniele |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iara Almeida Santana, Karla Yasmim de Andrade Cavalcante, Karenine Maria Holanda da Silva, Raniele |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Cibelle Alves Doria Silva, Iara Almeida Santana, Karla Yasmim de Andrade Cavalcante, Karenine Maria Holanda da Silva, Raniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologia. |
topic |
Educação superior Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologia. |
description |
As metodologias ativas são consideradas estratégias de inovação da educação de nível superior e emergiram devido a necessidade de um espectro de profissionais com senso-crítico. Assim, é de caráter fundamental analisar a influência desse método de ensino para o exercício profissional do enfermeiro, tal como seus pontos de avanços e deficiências. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino na formação do enfermeiro. Dos 46 estudos encontrados, 10 atenderam aos critérios de inclusão. Foram utilizadas as categorias de perguntas e as respectivas respostas sobre as percepções dos discentes e docentes de enfermagem, além da análise de instrumentos de avaliação das metodologias ativas. Os estudos evidenciaram que as metodologias proporcionam características satisfatórias à formação do enfermeiro, como a análise crítica, o aprofundamento de conhecimento da área e o desenvolvimento da autonomia. Entretanto, também apresentam dificuldades relacionadas às adequações curriculares e a adaptação dos docentes e dicentes envolvidos. Por ser um método de ensino recente, é imprescindível o desenvolvimento de estudos que garantam a maturidade de suas ideologias e ampliação de sua implementação, proporcionando uma formação acadêmica de qualidade e com melhorias significativas para a saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858 10.34119/bjhrv4n4-056 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n4-056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32858/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 4 (2021); 15079-15090 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 4 (2021); 15079-15090 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822179557778653184 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv4n4-056 |