Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Enfermagem da UFPI |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino. Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem. |
id |
UFPI-7_f995e97b2b6155712ae5ffe4ecf117f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/2810 |
network_acronym_str |
UFPI-7 |
network_name_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository_id_str |
|
spelling |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemicEducação em enfermagemEnsinoCOVID-19Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino. Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem. EDUFPI2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/281010.26694/reufpi.v11i1.2810Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v11i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/3462https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/4031Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBeserra, Eveline Pinheirode Araujo, Camila Emanuelle SilvaAmarante, Kemyson Camurça Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Melo, Regina Claudia de Oliveira Fernandes, Ana Fátima Carvalho 2023-07-04T13:41:58Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2810Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-07-04T13:41:58Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
title |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
spellingShingle |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic Beserra, Eveline Pinheiro Educação em enfermagem Ensino COVID-19 |
title_short |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
title_full |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
title_fullStr |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
title_sort |
Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic |
author |
Beserra, Eveline Pinheiro |
author_facet |
Beserra, Eveline Pinheiro de Araujo, Camila Emanuelle Silva Amarante, Kemyson Camurça Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Melo, Regina Claudia de Oliveira Fernandes, Ana Fátima Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo, Camila Emanuelle Silva Amarante, Kemyson Camurça Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Melo, Regina Claudia de Oliveira Fernandes, Ana Fátima Carvalho |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra, Eveline Pinheiro de Araujo, Camila Emanuelle Silva Amarante, Kemyson Camurça Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Melo, Regina Claudia de Oliveira Fernandes, Ana Fátima Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino COVID-19 |
topic |
Educação em enfermagem Ensino COVID-19 |
description |
Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino. Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810 10.26694/reufpi.v11i1.2810 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810 |
identifier_str_mv |
10.26694/reufpi.v11i1.2810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/3462 https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/4031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPI Rev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI 2238-7234 10.26694/reufpi.v11i1 reponame:Revista de Enfermagem da UFPI instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Revista de Enfermagem da UFPI |
collection |
Revista de Enfermagem da UFPI |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br |
_version_ |
1803387765957591040 |