Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beserra, Eveline Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Araujo, Camila Emanuelle Silva, Amarante, Kemyson Camurça, Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira, Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos, Melo, Regina Claudia de Oliveira, Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Enfermagem da UFPI
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810
Resumo: Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino.  Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.  
id UFPI-7_f995e97b2b6155712ae5ffe4ecf117f0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/2810
network_acronym_str UFPI-7
network_name_str Revista de Enfermagem da UFPI
repository_id_str
spelling Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemicEducação em enfermagemEnsinoCOVID-19Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino.  Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.  EDUFPI2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/281010.26694/reufpi.v11i1.2810Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPIRev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI2238-723410.26694/reufpi.v11i1reponame:Revista de Enfermagem da UFPIinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporenghttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/3462https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/4031Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBeserra, Eveline Pinheirode Araujo, Camila Emanuelle SilvaAmarante, Kemyson Camurça Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Melo, Regina Claudia de Oliveira Fernandes, Ana Fátima Carvalho 2023-07-04T13:41:58Zoai:periodicos.ufpi.br:article/2810Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/oaireufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br2238-72342238-7234opendoar:2023-07-04T13:41:58Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
title Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
spellingShingle Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
Beserra, Eveline Pinheiro
Educação em enfermagem
Ensino
COVID-19
title_short Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
title_full Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
title_fullStr Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
title_full_unstemmed Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
title_sort Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
author Beserra, Eveline Pinheiro
author_facet Beserra, Eveline Pinheiro
de Araujo, Camila Emanuelle Silva
Amarante, Kemyson Camurça
Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira
Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos
Melo, Regina Claudia de Oliveira
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
author_role author
author2 de Araujo, Camila Emanuelle Silva
Amarante, Kemyson Camurça
Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira
Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos
Melo, Regina Claudia de Oliveira
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beserra, Eveline Pinheiro
de Araujo, Camila Emanuelle Silva
Amarante, Kemyson Camurça
Lopes, Marcia Maria Coelho Teixeira
Santos, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos
Melo, Regina Claudia de Oliveira
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino
COVID-19
topic Educação em enfermagem
Ensino
COVID-19
description Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino.  Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810
10.26694/reufpi.v11i1.2810
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810
identifier_str_mv 10.26694/reufpi.v11i1.2810
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/3462
https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810/4031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Rev Enferm UFPI; Vol. 11 No. 1 (2022): Rev Enferm UFPI
Rev Enferm UFPI; v. 11 n. 1 (2022): Rev Enferm UFPI
2238-7234
10.26694/reufpi.v11i1
reponame:Revista de Enfermagem da UFPI
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Enfermagem da UFPI
collection Revista de Enfermagem da UFPI
repository.name.fl_str_mv Revista de Enfermagem da UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv reufpi@gmail.com || reufpi@ufpi.edu.br
_version_ 1803387765957591040