Violência e feminino: aproximações a partir de “ELLE” / Violence and woman: approaches from “ELLE”
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21179 |
Resumo: | O artigo aqui circunscrito tem por objetivo abordar as noções de feminino e violência em psicanálise, utilizando o filme do cineasta Paul Verhoeven, intitulado ELLE, como o depositário maior de investigações analíticas. É notório que o entrelaçamento entre a psicanálise e a sétima arte já rendeu inúmeros e frutíferos trabalhos, assim, nossa aposta reside em reconhecer que o domínio do cinema possibilita que investiguemos aspectos infindáveis da psique humana. Como metodologia, utilizou-se a revisão bibliográficas. A fim de identificar na literatura especializada, a psicanalítica, pressupostos teóricos para o entendimento das articulações que a película evidencia. Assim, o filme fora eleito não somente pela elevação da qualidade cinematográfica e das atuações dignas de prêmios específicos nas presentes categorias, mas sobretudo por permitir que uma análise mais profunda e uma analogia entre noções que nos são muito caras. É nesse sentido que a escolha por abordar a noção de violência e entrelaçá-la com a de feminino em psicanálise não se deu de maneira aleatória. A partir das contribuições pós-freudianas e da articulação com dois campos que, como tentamos mostrar, aparenta ser deveras negligenciado por leituras em que acreditam que possam toma-los como antagônicos, acreditamos que o foco principal de continuidade nesta linha de pesquisa seja demonstrar como há uma relação de proximidade e um campo fértil para indagações e apontamentos a respeito da violência e o feminino ou da violência no feminino ou até mesmo da violência feminina, trocadilhos à parte. Para isto, pretendo dar continuidade nesta temática futuramente sem esquecer de levar outro agente que me auxilia de maneira primorosa: o cinema. |
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