A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv6n4-396 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem. |
id |
BJRH-0_57ff3a4f7b5e43b2bfb57ffde0d4f5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62558 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
spelling |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)TDAHdiagnóstico precoceintervenções pedagógicaseducação inclusivaestratégias de apoioO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6255810.34119/bjhrv6n4-396Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19052-19064Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19052-19064Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19052-190642595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558/45027de Souza, Tiago PiresMoreira, Gabriella BuenoSantos, Angélica Lupinacci de Araújode Andrade, Evelyn RodriguesGarcia, Yolanda RosaBraga, Victor Silamede Almeida, Mateus OliveiraMarques, Johnson LucasBrandão, Tomás Elawar SilvianoMerçon, João César AlmeidaMalveira, Lucas Lopesde Oliveira Júnior, Gelson CordeiroDal Farra, Marcelle GazzineoMagalhães, Thalyssa Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62558Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:50Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
title |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
spellingShingle |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de Souza, Tiago Pires TDAH diagnóstico precoce intervenções pedagógicas educação inclusiva estratégias de apoio de Souza, Tiago Pires TDAH diagnóstico precoce intervenções pedagógicas educação inclusiva estratégias de apoio |
title_short |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
title_full |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
title_fullStr |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
title_full_unstemmed |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
title_sort |
A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
author |
de Souza, Tiago Pires |
author_facet |
de Souza, Tiago Pires de Souza, Tiago Pires Moreira, Gabriella Bueno Santos, Angélica Lupinacci de Araújo de Andrade, Evelyn Rodrigues Garcia, Yolanda Rosa Braga, Victor Silame de Almeida, Mateus Oliveira Marques, Johnson Lucas Brandão, Tomás Elawar Silviano Merçon, João César Almeida Malveira, Lucas Lopes de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro Dal Farra, Marcelle Gazzineo Magalhães, Thalyssa Figueiredo Moreira, Gabriella Bueno Santos, Angélica Lupinacci de Araújo de Andrade, Evelyn Rodrigues Garcia, Yolanda Rosa Braga, Victor Silame de Almeida, Mateus Oliveira Marques, Johnson Lucas Brandão, Tomás Elawar Silviano Merçon, João César Almeida Malveira, Lucas Lopes de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro Dal Farra, Marcelle Gazzineo Magalhães, Thalyssa Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Gabriella Bueno Santos, Angélica Lupinacci de Araújo de Andrade, Evelyn Rodrigues Garcia, Yolanda Rosa Braga, Victor Silame de Almeida, Mateus Oliveira Marques, Johnson Lucas Brandão, Tomás Elawar Silviano Merçon, João César Almeida Malveira, Lucas Lopes de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro Dal Farra, Marcelle Gazzineo Magalhães, Thalyssa Figueiredo |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Tiago Pires Moreira, Gabriella Bueno Santos, Angélica Lupinacci de Araújo de Andrade, Evelyn Rodrigues Garcia, Yolanda Rosa Braga, Victor Silame de Almeida, Mateus Oliveira Marques, Johnson Lucas Brandão, Tomás Elawar Silviano Merçon, João César Almeida Malveira, Lucas Lopes de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro Dal Farra, Marcelle Gazzineo Magalhães, Thalyssa Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH diagnóstico precoce intervenções pedagógicas educação inclusiva estratégias de apoio |
topic |
TDAH diagnóstico precoce intervenções pedagógicas educação inclusiva estratégias de apoio |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558 10.34119/bjhrv6n4-396 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n4-396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558/45027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19052-19064 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19052-19064 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19052-19064 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1822180497051090944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34119/bjhrv6n4-396 |