A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Tiago Pires
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Gabriella Bueno, Santos, Angélica Lupinacci de Araújo, de Andrade, Evelyn Rodrigues, Garcia, Yolanda Rosa, Braga, Victor Silame, de Almeida, Mateus Oliveira, Marques, Johnson Lucas, Brandão, Tomás Elawar Silviano, Merçon, João César Almeida, Malveira, Lucas Lopes, de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro, Dal Farra, Marcelle Gazzineo, Magalhães, Thalyssa Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem.
id BJRH-0_57ff3a4f7b5e43b2bfb57ffde0d4f5d6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62558
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)TDAHdiagnóstico precoceintervenções pedagógicaseducação inclusivaestratégias de apoioO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6255810.34119/bjhrv6n4-396Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19052-19064Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19052-19064Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19052-190642595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558/45027de Souza, Tiago PiresMoreira, Gabriella BuenoSantos, Angélica Lupinacci de Araújode Andrade, Evelyn RodriguesGarcia, Yolanda RosaBraga, Victor Silamede Almeida, Mateus OliveiraMarques, Johnson LucasBrandão, Tomás Elawar SilvianoMerçon, João César AlmeidaMalveira, Lucas Lopesde Oliveira Júnior, Gelson CordeiroDal Farra, Marcelle GazzineoMagalhães, Thalyssa Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T13:15:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62558Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-04T13:15:50Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
spellingShingle A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
de Souza, Tiago Pires
TDAH
diagnóstico precoce
intervenções pedagógicas
educação inclusiva
estratégias de apoio
title_short A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_full A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_fullStr A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_full_unstemmed A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
title_sort A influência na educação e a importância do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
author de Souza, Tiago Pires
author_facet de Souza, Tiago Pires
Moreira, Gabriella Bueno
Santos, Angélica Lupinacci de Araújo
de Andrade, Evelyn Rodrigues
Garcia, Yolanda Rosa
Braga, Victor Silame
de Almeida, Mateus Oliveira
Marques, Johnson Lucas
Brandão, Tomás Elawar Silviano
Merçon, João César Almeida
Malveira, Lucas Lopes
de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro
Dal Farra, Marcelle Gazzineo
Magalhães, Thalyssa Figueiredo
author_role author
author2 Moreira, Gabriella Bueno
Santos, Angélica Lupinacci de Araújo
de Andrade, Evelyn Rodrigues
Garcia, Yolanda Rosa
Braga, Victor Silame
de Almeida, Mateus Oliveira
Marques, Johnson Lucas
Brandão, Tomás Elawar Silviano
Merçon, João César Almeida
Malveira, Lucas Lopes
de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro
Dal Farra, Marcelle Gazzineo
Magalhães, Thalyssa Figueiredo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Tiago Pires
Moreira, Gabriella Bueno
Santos, Angélica Lupinacci de Araújo
de Andrade, Evelyn Rodrigues
Garcia, Yolanda Rosa
Braga, Victor Silame
de Almeida, Mateus Oliveira
Marques, Johnson Lucas
Brandão, Tomás Elawar Silviano
Merçon, João César Almeida
Malveira, Lucas Lopes
de Oliveira Júnior, Gelson Cordeiro
Dal Farra, Marcelle Gazzineo
Magalhães, Thalyssa Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
diagnóstico precoce
intervenções pedagógicas
educação inclusiva
estratégias de apoio
topic TDAH
diagnóstico precoce
intervenções pedagógicas
educação inclusiva
estratégias de apoio
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais frequentemente diagnosticados em crianças e adolescentes ao redor do mundo. Sua presença traz implicações profundas e variadas, especialmente no contexto educacional. Este artigo de revisão detalha a imperativa necessidade de um diagnóstico precoce e eficaz do TDAH, salientando que a identificação oportuna pode ser a chave para moldar trajetórias acadêmicas e sociais positivas para os afetados. Além disso, o trabalho ilumina as diversas intervenções pedagógicas que demonstraram ser benéficas no apoio a estudantes com este transtorno. A partir de uma meticulosa revisão da literatura disponível até setembro de 2021, procuramos oferecer não apenas um panorama atualizado sobre o estado da arte em termos de pesquisa sobre o TDAH, mas também enfatizar práticas educacionais que promovam uma abordagem inclusiva, permitindo que alunos com TDAH floresçam e alcancem seu potencial pleno em ambientes de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558
10.34119/bjhrv6n4-396
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n4-396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62558/45027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 4 (2023); 19052-19064
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 4 (2023); 19052-19064
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 4 (2023); 19052-19064
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240033478967296