Qualidade percebida de serviços em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos: Perceived quality of services in drugstores from the perspective of pharmaceutical professionals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanum, Camila Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torga, Eliana Márcia Martins Fittipaldi, Pereira, Frederico César Mafra, Andrade, Maria Ivanilde de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50648
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida de serviços prestados em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos. O estudo se classifica como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida através da pesquisa de levantamento survey envolvendo 10 profissionais farmacêuticas atuantes no mercado em questão. Para a coleta de dados, foram aplicados 10 questionários por meio da Plataforma Google Form, contendo 30 questões fechadas e abertas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço em drogarias, as quais estão pontuadas pela tangibilidade, responsividade, confiabilidade, empatia e segurança. A análise dos dados ocorreu a partir de técnicas de exploração do conteúdo tendo por base o referencial teórico da pesquisa e as opiniões das participantes. Os resultados apontaram um nível de qualidade percebida semelhante entre as participantes, levando a concluir que os itens de qualidade das dimensões analisadas foram atingidos de forma satisfatória. Entretanto, ressalta-se que esses resultados podem não representar de forma abrangente a percepção da categoria profissional e do segmento pesquisado. Considera-se de suma importância mensurar a qualidade dos serviços prestados em drogarias a fim de avaliar e desenvolver melhores serviços e alcançar índices de qualidade satisfatória aos clientes e sociedade como um todo.
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