Qualidade percebida de serviços em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos: Perceived quality of services in drugstores from the perspective of pharmaceutical professionals
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50648 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida de serviços prestados em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos. O estudo se classifica como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida através da pesquisa de levantamento survey envolvendo 10 profissionais farmacêuticas atuantes no mercado em questão. Para a coleta de dados, foram aplicados 10 questionários por meio da Plataforma Google Form, contendo 30 questões fechadas e abertas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço em drogarias, as quais estão pontuadas pela tangibilidade, responsividade, confiabilidade, empatia e segurança. A análise dos dados ocorreu a partir de técnicas de exploração do conteúdo tendo por base o referencial teórico da pesquisa e as opiniões das participantes. Os resultados apontaram um nível de qualidade percebida semelhante entre as participantes, levando a concluir que os itens de qualidade das dimensões analisadas foram atingidos de forma satisfatória. Entretanto, ressalta-se que esses resultados podem não representar de forma abrangente a percepção da categoria profissional e do segmento pesquisado. Considera-se de suma importância mensurar a qualidade dos serviços prestados em drogarias a fim de avaliar e desenvolver melhores serviços e alcançar índices de qualidade satisfatória aos clientes e sociedade como um todo. |
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Qualidade percebida de serviços em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos: Perceived quality of services in drugstores from the perspective of pharmaceutical professionalsQualidade percebida de serviços em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos: Perceived quality of services in drugstores from the perspective of pharmaceutical professionalsserviços farmacêuticosdrogariasqualidadeescala SERVQUALserviços farmacêuticosfarmacêuticosdrogariasqualidadeescala SERVQUALA presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida de serviços prestados em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos. O estudo se classifica como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida através da pesquisa de levantamento survey envolvendo 10 profissionais farmacêuticas atuantes no mercado em questão. Para a coleta de dados, foram aplicados 10 questionários por meio da Plataforma Google Form, contendo 30 questões fechadas e abertas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço em drogarias, as quais estão pontuadas pela tangibilidade, responsividade, confiabilidade, empatia e segurança. A análise dos dados ocorreu a partir de técnicas de exploração do conteúdo tendo por base o referencial teórico da pesquisa e as opiniões das participantes. Os resultados apontaram um nível de qualidade percebida semelhante entre as participantes, levando a concluir que os itens de qualidade das dimensões analisadas foram atingidos de forma satisfatória. Entretanto, ressalta-se que esses resultados podem não representar de forma abrangente a percepção da categoria profissional e do segmento pesquisado. Considera-se de suma importância mensurar a qualidade dos serviços prestados em drogarias a fim de avaliar e desenvolver melhores serviços e alcançar índices de qualidade satisfatória aos clientes e sociedade como um todo.A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida de serviços prestados em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos. O estudo se classifica como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida através da pesquisa de levantamento survey envolvendo 10 profissionais farmacêuticas atuantes no mercado em questão. Para a coleta de dados, foram aplicados 10 questionários por meio da Plataforma Google Form, contendo 30 questões fechadas e abertas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço em drogarias, as quais estão pontuadas pela tangibilidade, responsividade, confiabilidade, empatia e segurança. A análise dos dados ocorreu a partir de técnicas de exploração do conteúdo tendo por base o referencial teórico da pesquisa e as opiniões das participantes. Os resultados apontaram um nível de qualidade percebida semelhante entre as participantes, levando a concluir que os itens de qualidade das dimensões analisadas foram atingidos de forma satisfatória. Entretanto, ressalta-se que esses resultados podem não representar de forma abrangente a percepção da categoria profissional e do segmento pesquisado. Considera-se de suma importância mensurar a qualidade dos serviços prestados em drogarias a fim de avaliar e desenvolver melhores serviços e alcançar índices de qualidade satisfatória aos clientes e sociedade como um todo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5064810.34119/bjhrv5n4-107Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13273-13287Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13273-132872595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50648/38045Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHanum, Camila MartinsTorga, Eliana Márcia Martins FittipaldiPereira, Frederico César MafraAndrade, Maria Ivanilde de2022-08-31T17:59:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50648Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:53Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade percebida de serviços prestados em drogarias sob a ótica de profissionais farmacêuticos. O estudo se classifica como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida através da pesquisa de levantamento survey envolvendo 10 profissionais farmacêuticas atuantes no mercado em questão. Para a coleta de dados, foram aplicados 10 questionários por meio da Plataforma Google Form, contendo 30 questões fechadas e abertas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço em drogarias, as quais estão pontuadas pela tangibilidade, responsividade, confiabilidade, empatia e segurança. A análise dos dados ocorreu a partir de técnicas de exploração do conteúdo tendo por base o referencial teórico da pesquisa e as opiniões das participantes. Os resultados apontaram um nível de qualidade percebida semelhante entre as participantes, levando a concluir que os itens de qualidade das dimensões analisadas foram atingidos de forma satisfatória. Entretanto, ressalta-se que esses resultados podem não representar de forma abrangente a percepção da categoria profissional e do segmento pesquisado. Considera-se de suma importância mensurar a qualidade dos serviços prestados em drogarias a fim de avaliar e desenvolver melhores serviços e alcançar índices de qualidade satisfatória aos clientes e sociedade como um todo. |
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