Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66633 |
Resumo: | A disciplina Morfofuncional aliada às Práticas Integradas dentro do curso de Medicina envolve modalidades compostas por anatomia, biologia celular, fisiologia, histologia, histopatologia, práticas em laboratório, abordando os principais aspectos morfológicos, anatômicos e funcionais das células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. A aprendizagem de tais modalidades, como a anatomia humana é um dos pilares mais importantes no curso de graduação em medicina. A natureza teórico-prática do curso, diferentemente daquilo que a grande maioria dos alunos está acostumada, aliada ao grande volume de conteúdos e à importância deste conhecimento no apoio à aprendizagem posterior, cria uma certa ansiedade nos acadêmicos e, ao mesmo tempo, motiva-os a terem mais entusiasmo e curiosidade sobre a sua carreira que se aproxima. O Projeto de Monitoria em Anatomia Humana desempenha um papel de suma importância na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de maior interesse pela área entre os alunos monitorados, ao permitir maior contato com ambientes práticos, bem como com a experiência de alunos em períodos mais avançados do curso. As atividades de monitoria acontecem no laboratório morfofuncional e de Projetos Integrados (PI), que contam com grande acervo de peças sintéticas que apresentam grande semelhança com cadáveres, projetores, microscópios, incubadoras e locais de armazenamento de elementos biológicos. Diante disso, o presente estudo corresponde a um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pela monitoria dentro da disciplina Morfofuncional e Práticas Integradas. O objetivo do trabalho é relatar como foi o desenvolvimento e evolução em termos de notas e conhecimentos dos alunos participantes do programa de monitoria acadêmica da disciplina ao longo do ano de 2023. As atividades realizadas durante esse período auxiliaram os alunos participantes a se interessarem mais pelo conteúdo da disciplina, compreenderem a importância da anatomia e demais áreas para a carreira médica, além de desenvolver um profissional humano, crítico e reflexivo, com competências gerais estabelecidas em saúde, tomada de decisão, comunicação e liderança. |
id |
BJRH-0_74abea8c467e8aca5e3473c1a3b54658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66633 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de casoestudantes de medicinamonitoriaanatomiaescola médicaA disciplina Morfofuncional aliada às Práticas Integradas dentro do curso de Medicina envolve modalidades compostas por anatomia, biologia celular, fisiologia, histologia, histopatologia, práticas em laboratório, abordando os principais aspectos morfológicos, anatômicos e funcionais das células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. A aprendizagem de tais modalidades, como a anatomia humana é um dos pilares mais importantes no curso de graduação em medicina. A natureza teórico-prática do curso, diferentemente daquilo que a grande maioria dos alunos está acostumada, aliada ao grande volume de conteúdos e à importância deste conhecimento no apoio à aprendizagem posterior, cria uma certa ansiedade nos acadêmicos e, ao mesmo tempo, motiva-os a terem mais entusiasmo e curiosidade sobre a sua carreira que se aproxima. O Projeto de Monitoria em Anatomia Humana desempenha um papel de suma importância na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de maior interesse pela área entre os alunos monitorados, ao permitir maior contato com ambientes práticos, bem como com a experiência de alunos em períodos mais avançados do curso. As atividades de monitoria acontecem no laboratório morfofuncional e de Projetos Integrados (PI), que contam com grande acervo de peças sintéticas que apresentam grande semelhança com cadáveres, projetores, microscópios, incubadoras e locais de armazenamento de elementos biológicos. Diante disso, o presente estudo corresponde a um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pela monitoria dentro da disciplina Morfofuncional e Práticas Integradas. O objetivo do trabalho é relatar como foi o desenvolvimento e evolução em termos de notas e conhecimentos dos alunos participantes do programa de monitoria acadêmica da disciplina ao longo do ano de 2023. As atividades realizadas durante esse período auxiliaram os alunos participantes a se interessarem mais pelo conteúdo da disciplina, compreenderem a importância da anatomia e demais áreas para a carreira médica, além de desenvolver um profissional humano, crítico e reflexivo, com competências gerais estabelecidas em saúde, tomada de decisão, comunicação e liderança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6663310.34119/bjhrv7n1-206Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2565-2572Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2565-2572Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2565-25722595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66633/47511Leopoldino, André Luis BernuzziDair, Elisabete LilianEsperandim, Viviane Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T13:44:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66633Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-26T13:44:35Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
title |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
spellingShingle |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso Leopoldino, André Luis Bernuzzi estudantes de medicina monitoria anatomia escola médica |
title_short |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
title_full |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
title_fullStr |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
title_sort |
Relação de um projeto de monitoria acadêmica com o desempenho de estudantes no curso de medicina: um estudo de caso |
author |
Leopoldino, André Luis Bernuzzi |
author_facet |
Leopoldino, André Luis Bernuzzi Dair, Elisabete Lilian Esperandim, Viviane Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Dair, Elisabete Lilian Esperandim, Viviane Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leopoldino, André Luis Bernuzzi Dair, Elisabete Lilian Esperandim, Viviane Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes de medicina monitoria anatomia escola médica |
topic |
estudantes de medicina monitoria anatomia escola médica |
description |
A disciplina Morfofuncional aliada às Práticas Integradas dentro do curso de Medicina envolve modalidades compostas por anatomia, biologia celular, fisiologia, histologia, histopatologia, práticas em laboratório, abordando os principais aspectos morfológicos, anatômicos e funcionais das células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. A aprendizagem de tais modalidades, como a anatomia humana é um dos pilares mais importantes no curso de graduação em medicina. A natureza teórico-prática do curso, diferentemente daquilo que a grande maioria dos alunos está acostumada, aliada ao grande volume de conteúdos e à importância deste conhecimento no apoio à aprendizagem posterior, cria uma certa ansiedade nos acadêmicos e, ao mesmo tempo, motiva-os a terem mais entusiasmo e curiosidade sobre a sua carreira que se aproxima. O Projeto de Monitoria em Anatomia Humana desempenha um papel de suma importância na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de maior interesse pela área entre os alunos monitorados, ao permitir maior contato com ambientes práticos, bem como com a experiência de alunos em períodos mais avançados do curso. As atividades de monitoria acontecem no laboratório morfofuncional e de Projetos Integrados (PI), que contam com grande acervo de peças sintéticas que apresentam grande semelhança com cadáveres, projetores, microscópios, incubadoras e locais de armazenamento de elementos biológicos. Diante disso, o presente estudo corresponde a um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas pela monitoria dentro da disciplina Morfofuncional e Práticas Integradas. O objetivo do trabalho é relatar como foi o desenvolvimento e evolução em termos de notas e conhecimentos dos alunos participantes do programa de monitoria acadêmica da disciplina ao longo do ano de 2023. As atividades realizadas durante esse período auxiliaram os alunos participantes a se interessarem mais pelo conteúdo da disciplina, compreenderem a importância da anatomia e demais áreas para a carreira médica, além de desenvolver um profissional humano, crítico e reflexivo, com competências gerais estabelecidas em saúde, tomada de decisão, comunicação e liderança. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66633 10.34119/bjhrv7n1-206 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66633 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv7n1-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66633/47511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2565-2572 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2565-2572 Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2565-2572 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240041415639040 |