Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253 |
Resumo: | O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade. |
id |
BJRH-0_87fdb5617874a8e6295387d2851215be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12253 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectivesIdentidade de GêneroAmbiente EscolarAtuação ProfissionalEducação Construtiva.O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1225310.34119/bjhrv3n3-234Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7010-7025Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7010-70252595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253/10280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefferson Diego Bezerra daSouza, Talita Giselly dos SantosAraújo, Aline Cândida deFrança, Regiane Maria SilvaSilva, Jamerson Kleber França da2020-06-30T18:53:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12253Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
title |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
spellingShingle |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives Silva, Jefferson Diego Bezerra da Identidade de Gênero Ambiente Escolar Atuação Profissional Educação Construtiva. |
title_short |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
title_full |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
title_fullStr |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
title_full_unstemmed |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
title_sort |
Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives |
author |
Silva, Jefferson Diego Bezerra da |
author_facet |
Silva, Jefferson Diego Bezerra da Souza, Talita Giselly dos Santos Araújo, Aline Cândida de França, Regiane Maria Silva Silva, Jamerson Kleber França da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Talita Giselly dos Santos Araújo, Aline Cândida de França, Regiane Maria Silva Silva, Jamerson Kleber França da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jefferson Diego Bezerra da Souza, Talita Giselly dos Santos Araújo, Aline Cândida de França, Regiane Maria Silva Silva, Jamerson Kleber França da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de Gênero Ambiente Escolar Atuação Profissional Educação Construtiva. |
topic |
Identidade de Gênero Ambiente Escolar Atuação Profissional Educação Construtiva. |
description |
O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253 10.34119/bjhrv3n3-234 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n3-234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253/10280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7010-7025 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7010-7025 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240052360675328 |