Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jefferson Diego Bezerra da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Talita Giselly dos Santos, Araújo, Aline Cândida de, França, Regiane Maria Silva, Silva, Jamerson Kleber França da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253
Resumo: O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos  e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade.  
id BJRH-0_87fdb5617874a8e6295387d2851215be
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12253
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectivesIdentidade de GêneroAmbiente EscolarAtuação ProfissionalEducação Construtiva.O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos  e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1225310.34119/bjhrv3n3-234Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7010-7025Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7010-70252595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253/10280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefferson Diego Bezerra daSouza, Talita Giselly dos SantosAraújo, Aline Cândida deFrança, Regiane Maria SilvaSilva, Jamerson Kleber França da2020-06-30T18:53:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12253Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:42Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
title Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
spellingShingle Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
Silva, Jefferson Diego Bezerra da
Identidade de Gênero
Ambiente Escolar
Atuação Profissional
Educação Construtiva.
title_short Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
title_full Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
title_fullStr Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
title_full_unstemmed Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
title_sort Construção cultural de gênero na educação brasileira: perspectivas teóricas / Gender cultural construction in brazilian education: theoretical perspectives
author Silva, Jefferson Diego Bezerra da
author_facet Silva, Jefferson Diego Bezerra da
Souza, Talita Giselly dos Santos
Araújo, Aline Cândida de
França, Regiane Maria Silva
Silva, Jamerson Kleber França da
author_role author
author2 Souza, Talita Giselly dos Santos
Araújo, Aline Cândida de
França, Regiane Maria Silva
Silva, Jamerson Kleber França da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jefferson Diego Bezerra da
Souza, Talita Giselly dos Santos
Araújo, Aline Cândida de
França, Regiane Maria Silva
Silva, Jamerson Kleber França da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de Gênero
Ambiente Escolar
Atuação Profissional
Educação Construtiva.
topic Identidade de Gênero
Ambiente Escolar
Atuação Profissional
Educação Construtiva.
description O objetivo deste artigo de cunho bibliográfico é identificar através de revisão literária como a escola atribui à sua proposta a discussão de questões sobre gênero. Inicialmente atribuímos ao sistema patriarcal a identidade cultural de que há uma ponte que difere e segrega o homem da mulher, em que o homem ocupa uma posição superior por ser biologicamente mais apto. Esse modelo com o passar das gerações perdurou na sociedade e também se inseriu em todas as atividades praticadas pelos indivíduos, inclusive na escola. As cantigas, jogos, fardamentos e até mesmo a disposição das salas de aulas coexistiam consciente e inconscientemente separando meninos e meninas. Nesse sentido, os alunos os alunos cresciam e tornavam-se indivíduos que defendiam essas concepções em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas relações afetivas. É um tema pertinente a ser abordado, tanto por essas questões sociais, quanto pelo fato de a escola implementar diretrizes curriculares que valorizem as singularidades dos seus alunos. Por extensão, também atribuímos a relevância pelo remodelamento do trabalho pedagógico, visto que o educador pode ter um olhar mais aprofundado para os interesses e necessidades de seus alunos. Ao final desta discussão enfatizamos a importância da escola em traçar propostas que permitam aos alunos entenderem e respeitarem qualquer diferença que se apresenta no indivíduo, seja ela de gênero ou não. Outrossim, a escola tem a responsabilidade de ajudar o indivíduo a se preparar para a fase adulta, espera-se dos profissionais de educação empenho para formarem academicamente e socialmente indivíduos respeitosos, críticos  e cientes dos direitos que cada um tem de se expressar, e que a identidade que cada pessoa expressa faz parte do todo que compõe uma sociedade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253
10.34119/bjhrv3n3-234
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/12253/10280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 7010-7025
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 7010-7025
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052360675328