O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308 |
Resumo: | Nascido no ano da batalha da Inglaterra contra a Invencível Armada espanhola, Thomas Hobbes (1588-1679) não conheceu sentimento mais profundo que o medo da morte violenta. Esse medo era seu inseparável companheiro e, por ele, entendia o mundo e as ações dos homens. Segundo o autor, o ser humano vive em sociedade para fugir da sua própria natureza, que é egoísta e sempre priorizará a satisfação da necessidade e vontade própria, mesmo que isso interfira na vontade ou até mesmo na vida do outro. Então, o homem estabelece contratos sociais e os cumpre, com medo das punições de não o fazer. O interesse sobre o medo se estende à contemporaneidade, havendo outras e mais recentes ideias sobre o medo e como ele pode ser interpretado, com definições diferentes e relacionando-o à ignorância e a incertezas, por exemplo. Este artigo se propõe a discutir o conceito de medo no pensamento de Hobbes e de alguns outros teóricos, em especial pesquisas e estudos sobre a violência nas escolas no século XXI. Numa perspectiva da metodologia qualitativa, foram levantados também alguns artigos científicos que de certa forma tratam do medo estabelecendo relações de violência no universo escolar. O medo, sendo mais bem compreendido, pode ser possivelmente, direcionado ou controlado para fins produtivos, como implementação de experiências e aplicações de práticas pedagógicas em ambiente escolar, podendo contribuir para o desenvolvimento local como desdobramento deste estudo. |
id |
BJRH-0_9223154b34d702ea19f1fef87ae76e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28308 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary schoolHobbesMedoViolência nas escolasEnfrentamento.Nascido no ano da batalha da Inglaterra contra a Invencível Armada espanhola, Thomas Hobbes (1588-1679) não conheceu sentimento mais profundo que o medo da morte violenta. Esse medo era seu inseparável companheiro e, por ele, entendia o mundo e as ações dos homens. Segundo o autor, o ser humano vive em sociedade para fugir da sua própria natureza, que é egoísta e sempre priorizará a satisfação da necessidade e vontade própria, mesmo que isso interfira na vontade ou até mesmo na vida do outro. Então, o homem estabelece contratos sociais e os cumpre, com medo das punições de não o fazer. O interesse sobre o medo se estende à contemporaneidade, havendo outras e mais recentes ideias sobre o medo e como ele pode ser interpretado, com definições diferentes e relacionando-o à ignorância e a incertezas, por exemplo. Este artigo se propõe a discutir o conceito de medo no pensamento de Hobbes e de alguns outros teóricos, em especial pesquisas e estudos sobre a violência nas escolas no século XXI. Numa perspectiva da metodologia qualitativa, foram levantados também alguns artigos científicos que de certa forma tratam do medo estabelecendo relações de violência no universo escolar. O medo, sendo mais bem compreendido, pode ser possivelmente, direcionado ou controlado para fins produtivos, como implementação de experiências e aplicações de práticas pedagógicas em ambiente escolar, podendo contribuir para o desenvolvimento local como desdobramento deste estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2830810.34119/bjhrv4n2-371Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 8529-8544Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 8529-85442595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308/22410Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Gustavo Djalma de LimaTomasi, Áurea Regina Guimarães2021-05-31T22:31:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28308Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:31:04Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
title |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
spellingShingle |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school Soares, Gustavo Djalma de Lima Hobbes Medo Violência nas escolas Enfrentamento. |
title_short |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
title_full |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
title_fullStr |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
title_full_unstemmed |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
title_sort |
O medo hobbesiano e suas possíveis relações com a violência na escola contemporânea / Hobbesian fear and its possible relations with violence in contemporary school |
author |
Soares, Gustavo Djalma de Lima |
author_facet |
Soares, Gustavo Djalma de Lima Tomasi, Áurea Regina Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Tomasi, Áurea Regina Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Gustavo Djalma de Lima Tomasi, Áurea Regina Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hobbes Medo Violência nas escolas Enfrentamento. |
topic |
Hobbes Medo Violência nas escolas Enfrentamento. |
description |
Nascido no ano da batalha da Inglaterra contra a Invencível Armada espanhola, Thomas Hobbes (1588-1679) não conheceu sentimento mais profundo que o medo da morte violenta. Esse medo era seu inseparável companheiro e, por ele, entendia o mundo e as ações dos homens. Segundo o autor, o ser humano vive em sociedade para fugir da sua própria natureza, que é egoísta e sempre priorizará a satisfação da necessidade e vontade própria, mesmo que isso interfira na vontade ou até mesmo na vida do outro. Então, o homem estabelece contratos sociais e os cumpre, com medo das punições de não o fazer. O interesse sobre o medo se estende à contemporaneidade, havendo outras e mais recentes ideias sobre o medo e como ele pode ser interpretado, com definições diferentes e relacionando-o à ignorância e a incertezas, por exemplo. Este artigo se propõe a discutir o conceito de medo no pensamento de Hobbes e de alguns outros teóricos, em especial pesquisas e estudos sobre a violência nas escolas no século XXI. Numa perspectiva da metodologia qualitativa, foram levantados também alguns artigos científicos que de certa forma tratam do medo estabelecendo relações de violência no universo escolar. O medo, sendo mais bem compreendido, pode ser possivelmente, direcionado ou controlado para fins produtivos, como implementação de experiências e aplicações de práticas pedagógicas em ambiente escolar, podendo contribuir para o desenvolvimento local como desdobramento deste estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308 10.34119/bjhrv4n2-371 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n2-371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28308/22410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 8529-8544 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 8529-8544 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240062008623104 |