O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colomé, Fernanda Bonilla
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dall’Oglio, Laura Maria, Sanches, Leide da Conceição, Prado, Maria Rosa Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia.
id BJRH-0_9684b9c1844b6075ba28d9bbee13b13b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63311
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autistaautismoeducação infantilinclusãoO Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6331110.34119/bjhrv6n5-283Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22532-22544Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22532-22544Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22532-225442595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311/45555Colomé, Fernanda BonillaDall’Oglio, Laura MariaSanches, Leide da ConceiçãoPrado, Maria Rosa Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-21T13:12:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63311Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-21T13:12:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
title O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
Colomé, Fernanda Bonilla
autismo
educação infantil
inclusão
title_short O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
title_full O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
title_sort O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
author Colomé, Fernanda Bonilla
author_facet Colomé, Fernanda Bonilla
Dall’Oglio, Laura Maria
Sanches, Leide da Conceição
Prado, Maria Rosa Machado
author_role author
author2 Dall’Oglio, Laura Maria
Sanches, Leide da Conceição
Prado, Maria Rosa Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colomé, Fernanda Bonilla
Dall’Oglio, Laura Maria
Sanches, Leide da Conceição
Prado, Maria Rosa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
educação infantil
inclusão
topic autismo
educação infantil
inclusão
description O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311
10.34119/bjhrv6n5-283
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311/45555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22532-22544
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22532-22544
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22532-22544
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240035543613440