O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia. |
id |
BJRH-0_9684b9c1844b6075ba28d9bbee13b13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63311 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autistaautismoeducação infantilinclusãoO Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6331110.34119/bjhrv6n5-283Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22532-22544Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22532-22544Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22532-225442595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311/45555Colomé, Fernanda BonillaDall’Oglio, Laura MariaSanches, Leide da ConceiçãoPrado, Maria Rosa Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-21T13:12:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63311Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-21T13:12:58Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
title |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista Colomé, Fernanda Bonilla autismo educação infantil inclusão |
title_short |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
O neuropediatra na universidade: formação para o futuro educador sobre Transtorno do Espectro Autista |
author |
Colomé, Fernanda Bonilla |
author_facet |
Colomé, Fernanda Bonilla Dall’Oglio, Laura Maria Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
author_role |
author |
author2 |
Dall’Oglio, Laura Maria Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colomé, Fernanda Bonilla Dall’Oglio, Laura Maria Sanches, Leide da Conceição Prado, Maria Rosa Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo educação infantil inclusão |
topic |
autismo educação infantil inclusão |
description |
O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do desenvolvimento neurológico de origem multifatorial, caracterizado por indivíduos que possuem comprometimento concomitante na comunicação e na interação social. O cenário educativo atual não promove o estímulo neurológico destas crianças dificultando ensino e a permanência na escola. O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos graduandos em Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista antes e após a intervenção formativa. Foi realizado uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa do tipo intervenção, com elaboração de questionário fechado, aplicado remotamente através da plataforma Google Forms e a formação foi realizada pelo Google Meeting. Os resultados obtidos corroboram com a necessidade de capacitar os futuros pedagogos para trabalharem com crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que a abordagem escolar seja bem-sucedida e o diálogo familiar estreitado através do conhecimento, afeto e empatia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311 10.34119/bjhrv6n5-283 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n5-283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63311/45555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22532-22544 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22532-22544 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22532-22544 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240035543613440 |