Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572 |
Resumo: | Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem. Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece. Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. |
id |
BJRH-0_b5e556cc498ebd4e414f9220376d490c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29572 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficitsatençãomemóriatranstorno déficit de atençãoaprendizagemneurociências.Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem. Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece. Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2957210.34119/bjhrv4n3-052Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10232-10246Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10232-102462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572/23318Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Ana Carolina SantosTristão, Roberto Cardoso2021-07-01T20:07:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29572Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:11Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
title |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
spellingShingle |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits do Nascimento, Ana Carolina Santos atenção memória transtorno déficit de atenção aprendizagem neurociências. |
title_short |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
title_full |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
title_fullStr |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
title_full_unstemmed |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
title_sort |
Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits |
author |
do Nascimento, Ana Carolina Santos |
author_facet |
do Nascimento, Ana Carolina Santos Tristão, Roberto Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Tristão, Roberto Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Ana Carolina Santos Tristão, Roberto Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atenção memória transtorno déficit de atenção aprendizagem neurociências. |
topic |
atenção memória transtorno déficit de atenção aprendizagem neurociências. |
description |
Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem. Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece. Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572 10.34119/bjhrv4n3-052 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n3-052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572/23318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10232-10246 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10232-10246 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240062610505728 |