Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Ana Carolina Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tristão, Roberto Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572
Resumo: Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem.  Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece.  Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. 
id BJRH-0_b5e556cc498ebd4e414f9220376d490c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29572
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficitsatençãomemóriatranstorno déficit de atençãoaprendizagemneurociências.Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem.  Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece.  Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2957210.34119/bjhrv4n3-052Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10232-10246Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10232-102462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572/23318Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Ana Carolina SantosTristão, Roberto Cardoso2021-07-01T20:07:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29572Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:11Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
title Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
spellingShingle Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
do Nascimento, Ana Carolina Santos
atenção
memória
transtorno déficit de atenção
aprendizagem
neurociências.
title_short Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
title_full Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
title_fullStr Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
title_full_unstemmed Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
title_sort Para construir memórias é preciso prestar atenção – a neurobiologia dos transtornos de aprendizagem da pessoa com déficits atencionais / To build memories, you must pay attention - the neurobiology of personal learning disorders with attention deficits
author do Nascimento, Ana Carolina Santos
author_facet do Nascimento, Ana Carolina Santos
Tristão, Roberto Cardoso
author_role author
author2 Tristão, Roberto Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Ana Carolina Santos
Tristão, Roberto Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv atenção
memória
transtorno déficit de atenção
aprendizagem
neurociências.
topic atenção
memória
transtorno déficit de atenção
aprendizagem
neurociências.
description Este artigo é um estudo teórico que aproxima a neurobiologia do transtorno de aprendizagem da pessoa com déficit atencional dos estudos em neurociências relacionados à memória e atenção. O elo entre esses temas se dá nos estudos em neurociências dessas duas funções mentais superiores. Argumentamos que a construção de memórias de longo prazo estáveis, de codificação profunda e resgatáveis quando necessárias é uma das principais características do que chamamos de aprendizagem.  Argumentamos ainda que o Transtorno de Aprendizagem relacionado ao Déficit de Atenção está intimamente relacionado ao fato de que, se o estudante não dedica energia atencional suficiente para a construção de uma memória o processo que chamamos de aprendizagem não acontece.  Finalmente sugerimos algumas intervenções no sentido de facilitar a atenção seletiva para a construção de memórias. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572
10.34119/bjhrv4n3-052
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n3-052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29572/23318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10232-10246
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10232-10246
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240062610505728