Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Churkin, Ody Marcos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878
Resumo: Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e  processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins  promover  a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão,  além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas.
id BJRH-0_c8314074d5e8326bb4ac391f1b06d8a1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8878
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 timesEducação à distânciaIsolamento SocialParadigmaTICSUNESCO.Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e  processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins  promover  a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão,  além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/887810.34119/bjhrv3n2-160Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3178-3196Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3178-31962595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878/7600Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessChurkin, Ody Marcos2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8878Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
title Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
spellingShingle Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
Churkin, Ody Marcos
Educação à distância
Isolamento Social
Paradigma
TICS
UNESCO.
title_short Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
title_full Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
title_fullStr Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
title_full_unstemmed Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
title_sort Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
author Churkin, Ody Marcos
author_facet Churkin, Ody Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Churkin, Ody Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Isolamento Social
Paradigma
TICS
UNESCO.
topic Educação à distância
Isolamento Social
Paradigma
TICS
UNESCO.
description Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e  processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins  promover  a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão,  além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878
10.34119/bjhrv3n2-160
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n2-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878/7600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3178-3196
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3178-3196
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240051174735872