Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878 |
Resumo: | Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins promover a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão, além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas. |
id |
BJRH-0_c8314074d5e8326bb4ac391f1b06d8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8878 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 timesEducação à distânciaIsolamento SocialParadigmaTICSUNESCO.Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins promover a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão, além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/887810.34119/bjhrv3n2-160Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3178-3196Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3178-31962595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878/7600Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessChurkin, Ody Marcos2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8878Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
title |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
spellingShingle |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times Churkin, Ody Marcos Educação à distância Isolamento Social Paradigma TICS UNESCO. |
title_short |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
title_full |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
title_fullStr |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
title_full_unstemmed |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
title_sort |
Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19 / Distance education a civilization framework, a holistic view of pedagogy: synergy and reflections in connectivity in COVID-19 times |
author |
Churkin, Ody Marcos |
author_facet |
Churkin, Ody Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Churkin, Ody Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância Isolamento Social Paradigma TICS UNESCO. |
topic |
Educação à distância Isolamento Social Paradigma TICS UNESCO. |
description |
Eis a conectividade, forma-se um novo paradigma marcado pela presença da internet e tecnologias de informação (TICS), percebe-se que moldam os hábitos e costumes, formam um novo mindset mundial, tornam a informação imediata, com um clicar se vence fronteiras e barreiras, tempo e espaço são virtuais. Com a educação à distância (EaD), não é diferente, cresce de forma exponencial, seja no cenário formal e informal, nota-se o crescente número de adeptos, como também a abertura de novos cursos oferecidos nessa modalidade, além do que, com as TICS, que se superam a cada instante, propiciam os processos do mobile learning e Bring Your Own Device (BYOD) a facilitar o desempenho didático e a elaboração das tarefas pedagógicas. Contudo, mesmo vencidas as distâncias e as limitações dos horários e das contingências quer surgem nas rotinas e cotidiano, assim como a conquista da “imediatez” pelo surgimento de inúmeros devices ou smartphones, ainda permeia preconceito e insegurança quanto à modalidade EAD a desestimular, a ponto de procrastinar ou afastar sua utilização, fato que causa incômodo e inquietação. Diante deste cenário construiu-se este propalado com auxílio de documentos da UNESCO e por meio de uma revisão bibliográfica adotou-se uma trilha metodológica para se estender um convite a conhecer de forma holística essa modalidade, assim como uma tentativa de se abolir preconceitos e inseguranças quanto a sua utilização, além de promover um incentivo como uma das possibilidades de ensino e aprendizagem, treinamentos e processo de profilaxia para atual momento de isolamento social. Como objetivo geral, demonstrar a EaD, como um instrumento civilizatório, fins promover a cidadania local e global, um reforço para o respeito pela diversidade, além de propiciar a inclusão, além de tornar os estudantes e aprendizes protagonistas na produção de conhecimentos com metodologias ativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878 10.34119/bjhrv3n2-160 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n2-160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8878/7600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 3178-3196 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 3178-3196 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240051174735872 |