Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Priscila Angelina S. da C.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pedrosa, Cristiane Rose de Lima, Silva, Silene Cabral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37153
Resumo: Família e escola contribuem de diferentes formas com o processo de aprendizagem do estudante. Nessa perspectiva, buscamos nesse relato de experiência refletir acerca das contribuições da família e da classe hospitalar no processo de aprendizagem dos estudantes/pacientes, revelando como cada um tem um papel significativo no processo, tendo em vista as particularidades contextuais inerentes a uma sala de aula dentro do hospital. No intuito de estreitar a relação com cada família, passamos a realizar o plantão pedagógico, além de conversas individualizadas, que viabilizam uma parceria capaz de contribuir com a aprendizagem e amenizar o desconforto causado pela rotina que se inaugura no hospital. Para a classe hospitalar a manutenção desse diálogo contínuo tem sido bastante significativa. As mudanças são expressas no modo como cada família se relaciona com esse novo ambiente escolar e com as professoras.
id BJRH-0_f0f5964acfa8daf2731943f5d160836a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37153
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learningClasse HospitalarEscolaAprendizagensFamília.Família e escola contribuem de diferentes formas com o processo de aprendizagem do estudante. Nessa perspectiva, buscamos nesse relato de experiência refletir acerca das contribuições da família e da classe hospitalar no processo de aprendizagem dos estudantes/pacientes, revelando como cada um tem um papel significativo no processo, tendo em vista as particularidades contextuais inerentes a uma sala de aula dentro do hospital. No intuito de estreitar a relação com cada família, passamos a realizar o plantão pedagógico, além de conversas individualizadas, que viabilizam uma parceria capaz de contribuir com a aprendizagem e amenizar o desconforto causado pela rotina que se inaugura no hospital. Para a classe hospitalar a manutenção desse diálogo contínuo tem sido bastante significativa. As mudanças são expressas no modo como cada família se relaciona com esse novo ambiente escolar e com as professoras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3715310.34119/bjhrv4n5-233Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 21440-21446Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 21440-214462595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37153/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Priscila Angelina S. da C.Pedrosa, Cristiane Rose de LimaSilva, Silene Cabral da2021-11-03T11:14:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37153Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
title Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
spellingShingle Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
Santos, Priscila Angelina S. da C.
Classe Hospitalar
Escola
Aprendizagens
Família.
title_short Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
title_full Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
title_fullStr Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
title_full_unstemmed Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
title_sort Classe hospitalar e família: diálogo e aprendizagens/ Hospital and family classes: dialogue and learning
author Santos, Priscila Angelina S. da C.
author_facet Santos, Priscila Angelina S. da C.
Pedrosa, Cristiane Rose de Lima
Silva, Silene Cabral da
author_role author
author2 Pedrosa, Cristiane Rose de Lima
Silva, Silene Cabral da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Priscila Angelina S. da C.
Pedrosa, Cristiane Rose de Lima
Silva, Silene Cabral da
dc.subject.por.fl_str_mv Classe Hospitalar
Escola
Aprendizagens
Família.
topic Classe Hospitalar
Escola
Aprendizagens
Família.
description Família e escola contribuem de diferentes formas com o processo de aprendizagem do estudante. Nessa perspectiva, buscamos nesse relato de experiência refletir acerca das contribuições da família e da classe hospitalar no processo de aprendizagem dos estudantes/pacientes, revelando como cada um tem um papel significativo no processo, tendo em vista as particularidades contextuais inerentes a uma sala de aula dentro do hospital. No intuito de estreitar a relação com cada família, passamos a realizar o plantão pedagógico, além de conversas individualizadas, que viabilizam uma parceria capaz de contribuir com a aprendizagem e amenizar o desconforto causado pela rotina que se inaugura no hospital. Para a classe hospitalar a manutenção desse diálogo contínuo tem sido bastante significativa. As mudanças são expressas no modo como cada família se relaciona com esse novo ambiente escolar e com as professoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37153
10.34119/bjhrv4n5-233
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37153
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n5-233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37153/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 21440-21446
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 21440-21446
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240067423469568